Notícias

20ª edição do WinterShow tem início em Guarapuava

18/10/2023

Serão três dias de festival, com exposições, palestras, mesas-redondas e mais.

 

Nesta terça-feira (17), houve a cerimônia que marcou o início da 20ª edição do WinterShow, o maior evento técnico de cereais de inverno do Brasil. Organizado pela Cooperativa Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), o evento celebra duas décadas de dedicação à promoção da tecnologia em toda a cadeia produtiva dos cereais de inverno, desde a pesquisa até a agroindustrialização. 

 

O WinterShow também destaca as últimas novidades em trigo, cevada e aveia, apresentando palestras de especialistas e uma exposição de empresas de insumos e máquinas agrícolas, tudo voltado para realçar inovações e tendências nesse setor.

 

“Este evento não apenas destaca o que já conquistamos, mas também lança um olhar para o horizonte, apontando para oportunidades e desafios que ainda estão por vir. À medida que avançamos, estamos comprometidos em garantir que nossa cidade continue sendo um lugar onde a educação, a inovação e a agricultura se unem para impulsionar nosso desenvolvimento”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

“O evento é único na região e destaca-se por mostrar as pesquisas e os avanços na área de culturas de inverno. Essa proposta é fundamental para impulsionar o desenvolvimento agrícola na região centro-sul do Paraná. Permite que os agricultores tenham acesso a novas variedades de plantas, melhores técnicas de cultivo e, assim, alcancem melhores resultados em suas produções”, ressaltou Itacir Vezzaro, secretário de Agricultura de Guarapuava.

 

O Festival

 

A história do WinterShow remonta aos anos 1970, quando a pesquisa realizada pela Estação Experimental se tornou a base para o desenvolvimento dos grãos que saem dos campos dos cooperados e chegam às indústrias da Agrária, posteriormente alcançando o mercado em forma de produtos de alta qualidade. 

 

Há duas décadas, a diretoria da Cooperativa Agrária, composta pelos cooperados Jorge Karl, Paul Illich, Arnaldo Stock e Raimund Abt, juntamente com o então presidente da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, o cooperado Ernesto Stock, compreendeu que o conhecimento e a tecnologia gerados pela FAPA, especialmente no que diz respeito aos estudos sobre os cereais de inverno, deveriam ser compartilhados com os demais agentes da cadeia produtiva. 

 

Assim nasceu o WinterShow, para conectar cooperados, produtores rurais de Guarapuava e região, clientes, fornecedores e outros atores dos mercados onde as unidades de negócio da Agrária atuam, bem como agrônomos, técnicos e futuros profissionais do setor de ciências agrárias, com os resultados do trabalho realizado no evento.

 

Durante a abertura de hoje, o diretor presidente da Cooperativa Agrária, Adam Stemmer, enfatizou as premissas que norteiam o Winter Show.

 

“O WinterShow foi idealizado com duas premissas. Primeiro, ser um evento de cunho técnico. Então, para as pessoas técnicas, para divulgar conhecimento. E o segundo princípio foi ligar a cadeia. Ou seja, dos nossos fornecedores, passando pela produção agrícola e ligando com os nossos clientes. Do campo ao copo, do campo à mesa. Então, esses dois princípios continuam vivos e bem sendo cumpridos. O Winter Show tem se mostrado um evento que cresce. E é de referência nacional hoje para culturas de inverno”, disse.

 

Programação de destaque

 

A programação do WinterShow é repleta de palestras de especialistas, com a presença de startups do agronegócio e a exposição de empresas de insumos e máquinas agrícolas. O evento ocorre na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) e no Centro de Eventos Agrária, no distrito de Entre Rios.

 

No primeiro dia, os participantes puderam aproveitar diversas atividades, incluindo uma palestra sobre a trajetória dos produtos biológicos e o futuro da agricultura sustentável com Antonio Carlos Zen. O evento também incluiu palestras simultâneas com pesquisadores da FAPA, proporcionando uma visão aprofundada dos tópicos relacionados aos cereais de inverno.

 

São dezenas de estandes de empresas, cooperativas ou não, e universidades. Uma deles é da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). “Nós sempre participamos aqui pela universidade com o curso de Agronomia. Sempre trazemos alunos para participar deste evento que é o maior do Brasil nas culturas de cereais de inverno. É sempre bom a gente poder ter isso aqui próximo e com qualidade técnica em todas as palestras, os convidados, as grandes empresas e investidoras como patrocinadores do evento. Tudo isso agiganta o cenário da nossa região”, ressaltou o professor da Unicentro e presidente da Associação de Engenheiros Agronômicos de Guarapuava, Edson Perez Guerra.

 

Escolas da região levaram seus alunos para acompanhar o festival como atividade pedagógica. “Está sendo muito legal, visitar e conhecer essas coisas que eu não era muito chegado. É um rumo muito interessante, é o futuro. Com certeza é uma experiência que vale a pena. Estou aprendendo”, relatou Wesley dos Santos, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Profa. Naiana Babaresco de Souza de Laranjeiras do Sul.

 

Próximos dias

 

O segundo dia reserva um cenário econômico com a participação de Samy Dana e uma mesa redonda com mulheres do agronegócio. O último dia (19) do Winter Show promete discutir tecnologia de aplicação com Alan McCracken e tendências do mercado de grãos com Marcos Araújo, culminando no lançamento da cevada variedade “Princesa” e um happy hour.