
A importância da etiqueta respiratória em tempos de Covid-19
07/04/2020
A chegada do outono e a queda das temperaturas acentua a ocorrência de doenças respiratórias. Esse contexto, somado à pandemia da Covid-19 torna a etiqueta respiratória um método imprescindível para a prevenção. “É comum o aparecimento de gripes e resfriados nesta época do ano, o que reforça os cuidados com as secreções, como ao tossir e espirrar. Nesses casos, é preciso lembrar da etiqueta respiratória: cobrir com o antebraço a boca e o nariz. Também é válido o uso dos lenços descartáveis, mas não utilizar as mãos, já que elas são o principal veículo de contaminação”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.
Segundo ela, cumprir a etiqueta respiratória garante proteção ao evitar que gotículas contaminadas se espalhem pelo ambiente. Nesta semana, com a abertura parcial do comércio, a população deverá adotar o uso massivo das máscaras mas, segundo a chefe do Departamento de Epidemiologia, uma medida não substitui a outra.
“As medidas do decreto prevêem que os estabelecimentos são obrigados a fornecer a higienização, mas ainda sim, os guarapuavanos devem ficar atentos no transporte público, lojas, bancos, para que o vírus não seja contraído em um desses descuidos. A lavagem constante das mãos e o uso do álcool em gel 70% contribuem na prevenção, assim como o distanciamento social. Somente cumprindo todas essas medidas, conseguiremos achatar a curva de contágio da Covid-19”, destacou a chefe.