Notícias

Abertura da Praça Encantada do Papai Noel reuniu milhares de pessoas e iluminou a noite de sexta-feira (1)

02/12/2023

Dentre a programação de abertura ocorreu ainda o Desfile de Natal e a Feira da XV.

 

Um espetáculo de cores, magia e beleza marcaram a abertura da Praça Encantada do Papai Noel nesta sexta-feira (01). A ocasião reuniu milhares de pessoas na rua XV de Novembro.

 

“É muito gratificante ver famílias reunidas para dar início às celebrações de fim de ano. São apresentações espetaculares preparadas com muito carinho para a população. Este ano teremos vinte e três dias de uma infinidade de ações. Esperamos que todos aproveitem muito, este espetáculo foi pensado para todos”, destacou o prefeito Celso Góes.

 

O espetáculo teve início com a performance da música “Então é Natal”, por Beatriz Barbosa, cantora e moradora de Guarapuava. Dançarinos locais seguiram o espetáculo, com uma apresentação que trouxe o Papai Noel à Praça Nove de Dezembro, onde foi recebido pelo prefeito Celso Góes e por autoridades do município.

 

“Está sendo muito especial e emocionante poder cantar na abertura do Natal Encantado de Guarapuava, porque é uma cidade que me acolheu muito bem desde que eu cheguei aqui. É uma cidade que agora faz parte de uma história muito bonita da minha vida”, comentou Beatriz.

 

Para a celebração do Natal Encantado de Guarapuava, as luzes que irão decorar a cidade durante as festividades de fim de ano foram acesas. Além disso, houve três minutos de queima de fogos de artifício.

 

“Este é um grande momento de celebração e união, pensamos em cada detalhe da decoração e da programação de fim de ano em Guarapuava. Esperamos que as famílias guarapuavanas e os turistas aproveitem tudo que a nossa cidade tem a oferecer. Estamos com uma programação e decoração belíssimas. É maravilhoso ver o sorriso no rosto de cada criança, o encantamento com esta época mágica”, enfatizou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

 

O prefeito Celso Góes e autoridades conduziram o Papai Noel até a casinha instalada na Praça Nove de Dezembro, para inaugurá-la e iniciar os atendimentos às crianças. Os primeiros visitantes do Papai Noel foram recepcionados também pelo prefeito. O evento foi finalizado com a apresentação da Banda dos Noéis.

 

O espetáculo foi lindo. Ficamos muito felizes com a grande participação da nossa população. Vemos a alegria nos olhos e no rosto de tantas pessoas. Eu me sinto feliz e quero, cada vez mais, levar adiante este trabalho. A cultura é isso, proporcionar momentos que ficam marcados na história”, grifou Rita Felchak, secretária de Cultura de Guarapuava.

 

Desfile de Natal

 

Além da abertura da praça, ocorreu ainda o Desfile de Natal, que é realizado pela Associação Comercial Empresarial de Guarapuava (ACIG) e pela prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Cultura, e de Turismo e Eventos. O desfile reuniu grupos que saíram de quatro pontos da cidade.

 

“É uma alegria poder ver a integração entre os participantes do Desfile de Natal e a população que vem prestigiar. Esse é um evento que marca o início das festividades natalinas de Guarapuava. E, queremos que as famílias aproveitem ao máximo tudo que preparamos para este ano”, finalizou o prefeito Celso Góes.

 

A apresentação contou com a participação de integrantes dos grupos de Jeeps, carros antigos, bicicletas e do moto clube que chegaram de quatro bairros da cidade. Os quatro grupos dirigiram-se até a Praça Cleve no centro da cidade, onde foram recebidos pelos demais participantes do desfile, como o grupo Arabesque, Banda dos Noéis, Grupo Anima, e também os grupos de cachorros das raças golden retriever e husky siberiano. Além do grupo de escoteiros Manoel Ribas e os artistas que acompanharam o Papai Noel.

 

“É um momento muito importante na nossa cidade, que dá início a temporada natalina de vendas nos comércios de Guarapuava e principalmente que dá início ao espírito natalino entre as famílias. A prefeitura tem sido nossa grande parceira na produção dos eventos, e sem esse apoio jamais seria possível realizar um evento como esse. Não tenho dúvidas de que podemos cada dia mais trazer um desfile mais atraente para nossa comunidade”, comentou o presidente da ACIG, Claudinei Pereira.

 

Ao final todos seguiram juntos em passeata pela Rua XV de Novembro até a Praça Nove de Dezembro, onde ocorreu a abertura da Praça Encantada do Papai Noel.

 

José Sovrani, participante conhecido dos desfiles de natalinos comentou sobre a alegria que sente em fazer parte da ação.

 

“É maravilhoso participar, hoje nós estamos aqui, minha esposa e eu, fazendo parte mais uma vez do desfile. Eu até posso ser de idade, mas nessas horas, no desfile e nesse clima natalino, eu me sinto uma criança”, salientou José integrante do clube de carros antigos de Guarapuava.

 

A Crisdaile Souza também participou do desfile, juntamente com o grupo de tutores de cachorros da raça Husky Siberiano.

 

“É mais uma edição que participo, é muito bom fazer parte e ver a animação não só de tutores mas dos próprios animais que saem passeando no desfile”, relatou a tutora do Sky.

 

Além de prestigiar o desfile, muitos dos guarapuavanos aproveitaram o momento para levar as crianças para conhecer o Papai Noel. Esse é o caso da Adriane Vidal, que levou os filhos para prestigiar o desfile.

 

“A gente veio aqui na XV (rua XV de novembro) hoje para trazer as crianças justamente para começar o mês de dezembro já no espírito natalino. As crianças vieram claro atrás dos cachorros que participaram do desfile e que animaram a festa, mas estamos aqui principalmente na expectativa para ver o Papai Noel”, enfatizou Adriane.

 

FEIRA MENSAL DA XV

 

A edição especial de Natal da Feira da XV teve início nesta sexta-feira (01). Os produtos estão sendo expostos na Rua XV de Novembro, em frente à agência do INSS, das 19h às 22h30, até o dia 23 de dezembro.

 

Maria Eduarda Fernandes costuma vender os laços e acessórios que produz na Feira Mensal da XV. “Para nós é muito bom a feira acontecer junto às comemorações de Natal. É muito bom para as nossas vendas, porque junta o público. A estrutura e a organização da prefeitura está sendo muito boa para os feirantes”, explicou ela.

 

A Feira Mensal da XV é promovida pela prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. O objetivo é oportunizar o comércio de alimentos e artesanatos feitos por produtores locais.

As fotos do evento você confere,AQUI