Notícias

Ação do Dia D de combate à dengue no centro da cidade mobiliza moradores de Guarapuava  

04/03/2024

Desta vez, a Rua XV de Novembro foi o local escolhido para a realização da Campanha. Distribuição de cartazes e conversa com moradores e comerciantes fez parte do trabalho realizado pela Secretaria de Saúde do Município no último sábado, 2 de março.

  

Na manhã do último sábado, dia 2 de março, a Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, promoveu uma ação intensa de combate à dengue.

A campanha está em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde e com as ações da Secretaria de Saúde do Paraná, que visa orientar as pessoas sobre os cuidados necessários para combater a doença que é motivo de preocupação em todo o País.

Durante toda a manhã, os agentes entregaram panfletos e conversaram com as pessoas que passavam pela Rua XV de Novembro, bem como, com os comerciantes locais. Na oportunidade, eles falaram sobre os cuidados que se deve ter para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya, além das medidas necessárias, caso a pessoa seja infectada.

 

“Nosso objetivo hoje, é conscientizar a população sobre os cuidados necessários de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Durante a abordagem, conversamos com as pessoas e falamos sobre a eliminação dos focos do problema. Não deixar água parada e promover a limpeza dos terrenos é fator fundamental de combate às doenças transmitidas pelo mosquito. Instalar cartazes nos estabelecimentos comerciais e pedir para que os funcionários sejam orientados, também faz parte do trabalho de prevenção. O combate à dengue é um esforço conjunto. Precisamos nos unir nesse momento”, destacou Sabina Curi, chefe de divisão da vigilância ambiental em saúde.

“Sempre estou preocupado com a higiene no quintal, na casa, para ver se não tem água parada. Nós temos que tomar cuidado porque é muito importante que façamos a nossa parte para que a dengue não se prolifere e seja transmitida para as outras pessoas e contamine nossa população”, declara o morador do bairro Santana, Acir Queiroz.

Além da campanha “Dia D de Combate à Dengue”, o Município realiza mutirões em áreas consideradas propensas à endemia todas as sextas-feiras, complementando o trabalho diário das equipes da Secretaria de Saúde.  

 

DADOS DA DENGUE EM GUARAPUAVA

 

Todas as ações realizadas diariamente pelo Município visam informar e conscientizar as pessoas sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando, desta forma, a propagação de sua contaminação na região. Em Guarapuava, atualmente, há 56 casos positivos, um caso positivo para Chikungunya e 120 casos em investigação.