Notícias

Alunos da Escola Municipal Iná Ribas Carli recebem certificado do Projeto Protetor Mirim

30/11/2023

A conscientização é realizada por meio da Secretaria de Educação e tem como objetivo sensibilizar e educar alunos sobre a importância da proteção animal.

 

Na tarde desta quinta-feira (30), os alunos dos quartos e quintos anos da Escola Municipal Iná Ribas Carli estiveram em festa durante a cerimônia de entrega de certificado do Projeto Protetor Mirim.

 

O trabalho é desenvolvido pela prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação (SME) e tem como objetivo, sensibilizar e educar alunos sobre a importância da proteção animal e promover a adoção de práticas responsáveis para os bichos de estimação. Toda a iniciativa envolveu a escola, as famílias e a comunidade local.

 

“É um projeto de extrema importância para a causa e para a nossa cidade. Parabéns às crianças e aos professores que participaram também neste projeto. A sementinha foi plantada e a gente espera levar esse gesto de cuidado para toda a nossa cidade, criando cidadãos com consciência de cuidados  com os animais”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

Os alunos passaram por encontros semanais durante o mês de novembro e  realizaram atividades interativas. Eles também participam de palestras educativas, que buscam desenvolver a empatia e o respeito pelos animais, destacando os direitos deles e incentivando a prevenção aos maus-tratos.

 

“É um momento muito especial e de muita alegria. Nós queríamos um projeto que pudesse levar a conscientização nas habilidades escolares sobre a causa animal para as crianças e estamos aqui hoje, realizando esse primeiro passo. A ideia é que nós possamos desenvolver isso em toda a nossa cidade”, salientou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

A coordenadora do projeto, Ivana Martins, afirmou que o balanço das atividades com as crianças foi positivo, firmando êxito na cerimônia de entrega dos certificados.

 

“As crianças aceitaram o projeto de forma excepcional. Todas elas gostaram das aulas e saíram daqui sentindo o que é defender e ter gosto pela causa animal. Porque é com as crianças que temos que contar no futuro, para que consigamos mudar a realidade dos maus-tratos e do abandono dos animais em nossa cidade”, destacou Ivana.

 

Para a diretora da Escola Municipal Iná Ribas Carli, Pamela Luy Martins, as atividades contribuíram muito para o desenvolvimento humanizado dos alunos com os animais.

 

“Ninguém é obrigado a gostar de animais. Tem gente que não gosta, mas também não precisamos maltratar. E é essa sementinha que nós plantamos no coração das crianças. Temos caminhos para as pessoas que cuidam, para quem gosta, para quem ajuda, então não precisa maltratar o bichinho. Nós queremos mudar um pouquinho esse mundo e a gente acredita que vamos chegar lá”, declarou Pamela.

 

Nathaly Colarites, de 10 anos, uma das alunas participantes do projeto, disse que realizar as atividades, além de divertido, foi um momento de muito aprendizado.

 

“Eu fiquei muito feliz com tudo. Foi muito legal e eu aprendi bastante coisa. Eu vou ensinar para os outros para não machucarem os animais e se eu vir alguém machucando algum, eu vou proteger o animalzinho”, comentou a aluna.

 

Já Yasmin Sophia Luteski Ribeiro falou sobre a importância do projeto para ela.

 

“Esse curso ajuda a gente a proteger animais desde cedo. Sempre plantando uma semente em nossos corações para aprendermos desde já que não pode maltratar os animais”, disse Yasmin, também de 10 anos.

 

Ainda durante a cerimônia, os alunos e pais presentes puderam assistir a uma apresentação de treinamento de cães policiais com o soldado Fernando França da Polícia Militar, que possui o centro de treinamento Celeiro K9. Por meio de comandos dados pelo policial, os cães, Tina e Lótus, realizaram diversas demonstrações no palco do auditório da Escola.