Notícias

Alunos de quintos anos da rede municipal realizam avaliação diagnóstica e simulado da prova SAEB

19/10/2023

A aplicação foi feita pela equipe da Secretaria de Educação em diversas escolas do município.

 

Nesta terça e quarta-feira (17 e 18), alunos de quintos anos das escolas municipais realizaram a terceira etapa da avaliação diagnóstica, que também funcionou como um simulado para a prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será realizada entre 23 de outubro a 10 de novembro em todas as unidades de ensino do país. 

 

“A avaliação diagnóstica serviu para identificar a aprendizagem dos alunos. Assim, os professores podem contribuir na resolução dos problemas e viabilizar melhorias na educação. Não apenas isso, logo teremos a prova SAEB, então precisamos preparar nossos alunos para provas desta proporção e oferecer apoio durante a realização. São ações de extrema importância para o desenvolvimento educacional e emocional do aluno”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

“O objetivo é identificar as dificuldades dos alunos e agir de forma assertiva para auxiliá-los na superação das lacunas de aprendizagem. Por meio da nossa plataforma EducaMais é possível se obter um diagnóstico preciso, e os resultados estão acessíveis a todos os professores em tempo real”, frisou a diretora do Departamento de Educação Básica da SME, Ana Paula Werzel da Rocha.

 

A avaliação, que foi composta por 40 questões, abordou todos os descritores de língua portuguesa e matemática que serão exigidos na prova SAEB. Além disso, os alunos trabalharam com o preenchimento do gabarito e divisão da avaliação, dividida em quatro blocos, cada um com 25 minutos para as questões serem resolvidas, no formato da prova SAEB. 

 

“Ao chegar na escola, disponibilizamos um lanche para que estivessem bem dispostos. Procuramos deixar os alunos bem tranquilos e confiantes. Foram 2 horas de avaliação aplicada por uma servidora da Secretaria de Educação. Tivemos uma boa participação na frequência deste dia. Com a avaliação é possível avaliar se o método de ensino que estamos utilizando está gerando um resultado eficaz e assim poder diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos alunos bem como sanar suas dificuldades. A preparação é diária, os alunos precisam se sentir confiantes em si mesmos. Devem ser incentivados diariamente em realizar as atividades, cumprir com deveres escolares e adquirir momentos de estudo”, declarou a diretora da Escola Municipal Professora Carlita Guimarães Pupo, Maria Clarisse de Macedo.

 

A aplicação foi feita pelas assessoras pedagógicas da SME, que lançaram todas as respostas no sistema logo após o retorno. A plataforma deve fazer uma devolutiva a tempo para que as professoras observem quais são as maiores dificuldades dos alunos e retomem conteúdos até a próxima semana. 

 

“A avaliação diagnóstica traz benefícios para os alunos e para os professores, pois com os dados temos a possibilidade de verificar o andamento da aprendizagem e buscar novas maneiras para impulsionar o desenvolvimento dos alunos. Os alunos estão sendo preparados para as Avaliações Diagnósticas desde o início do ano, a cada 15 dias eles realizam uma avaliação diagnóstica na escola, onde após a correção sempre é realizado a retomada de cada item pela professora para procurar sanar as dificuldades de cada aluno, o incentivo e motivação fazem toda a diferença neste momento”, finalizou a pedagoga da Escola Municipal Professora Carlita Guimarães Pupo, Francieli Ploger de Souza.

 

A terceira etapa da aplicação para as turmas de primeiro ao quarto ano será realizada no mês de novembro.