Notícias

Alunos do ensino médio de Guarapuava concluem mentoria “Despertar para a Vida Profissional”

13/12/2023

Cerca de 50 estudantes receberam a certificação nesta terça-feira (12).

 

O ciclo de palestras e mentorias “Despertar para a vida profissional”, elaborado em uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Núcleo Regional de Educação e o SEBRAE, teve início em junho de 2023. O projeto tem como objetivo fazer com que os adolescentes e jovens descubram seus potenciais em se tratando de trabalho.

 

Nesta terça-feira, estudantes do 2° ano do ensino médio de Guarapuava participaram da certificação do curso ministrado por Flávia Forbeck, especialista em carreiras e criadora do aplicativo Jobber, startup pré-incubada pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, por meio do programa Cocreation Lab, foi quem ministrou a palestra. O Jobber tem como objetivo valorizar as potencialidades de cada pessoa em se tratando de carreira profissional.

 

A cerimônia teve início com apresentações de música e dança de alunos de espanhol da rede pública de ensino. Em seguida, Flávia Forbeck explicou brevemente o que os estudantes aprenderam nas mentorias, para então passar a fala para as autoridades presentes.

 

“Eu esperava que quem passasse pela mentoria iria receber esse conhecimento e as ferramentas para o mercado de trabalho. O resultado que eu vi ultrapassa o profissional, eu vi filhos melhores, alunos melhores, jovens se importando com o outro. Tudo está enraizado, interligado, não tem como só ser um profissional bom, você se torna uma pessoa boa e, consequentemente, um bom profissional. Por isso, eu estou feliz demais de ver estes alunos chegando até aqui”, pontuou Flávia Forbeck.

 

José de Alencar Rocha Loures Júnior, diretor do Colégio Estadual Professor Francisco Carneiro Martins, estava presente representando os demais diretores. “A Secretaria Estadual de Educação, o Núcleo Regional e as escolas estaduais estão empenhados em proporcionar momentos de aprendizado e dinâmicas para fornecer conhecimento e uma educação personalizada”, comentou.

 

A professora Jiane Ribeiro Neves Cwick, assessora de Pedagogia do Núcleo Regional de Educação, direcionou parte de sua fala aos pais dos alunos. “Vocês estão de parabéns pelos filhos de vocês, porque eles iniciaram a formação e conseguiram terminar. Eu tenho certeza de que vocês são os maiores incentivadores, porque também estão aqui hoje nesta noite especial para os filhos de vocês”, relatou.

 

Cerca de 50 alunos receberam a certificação. As mentorias ocorreram todas as terças-feiras, em períodos da manhã, tarde e noite, além dos sábados, para que todos os estudantes que tivessem interesse pudessem participar sem conflitos de horário. No último sábado (9), a turma se reuniu em um último encontro, desta vez presencial.

 

O aluno Victor Anteros foi orador da turma e também recebeu o Prêmio Máxima Realização por seu desenvolvimento nas mentorias. “No dia que o projeto foi apresentado pensamos em ser só mais uma das diversas fórmulas mágicas sobre carreira e sucesso. Logo na primeira aula, percebemos o contrário. Fomos ensinados sobre disciplina e comunicação enquanto pilar para alcançar nossos objetivos. Buscar conhecimento movimenta a vida e traz enorme evolução individual. Desejo que todos nós, que tivemos o privilégio de participar desse projeto, possamos criar um caminho de sucesso cuidando dos detalhes e fazendo com que nossas escolhas reflitam nossas esperanças sempre”, pontuou.

 

Para conferir mais fotos do evento, acesse a galeria clicando AQUI.