Notícias

ANCITI Awards 2023: Guarapuava é finalista na maior premiação sobre cidades inteligentes do Brasil

05/12/2023

O município concorre na categoria “Cidades com até 500 mil habitantes”, que oferece premiação do 1º ao 3º lugar. Além disso, Guarapuava concorre a outros quatro prêmios. O evento será de 6 a 8 de dezembro, no Rio de Janeiro

 

O ano está terminando, mas Guarapuava continua em evidência em se tratando de cidade inteligente. Desta vez, o município participa, de 6 a 8 de dezembro, da premiação ANCITI Awards 2023, que será realizada no Hotel Grand Hyatt, no Rio de Janeiro (RJ).

 

O Anciti Awards é uma premiação de destaque promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), da qual Guarapuava faz parte. A entidade foi criada com o objetivo de reconhecer e homenagear as cidades e iniciativas que lideram a inovação nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e inovação. Sua última edição, em 2022, contou com a participação de mais de 100 municípios.

 

O concurso é dividido em três categorias, que são:

 

Cidades com até 100 mil habitantes;

Cidades com até 500 mil habitantes;

Cidades com mais de 500 mil habitantes.

 

Na oportunidade, Guarapuava concorre na categoria “Cidades com até 500 mil habitantes”, que oferece premiação do primeiro ao terceiro lugar. Além disso, o município disputa outros quatros prêmios que se dividem em:

 

Melhor Case de Tecnologia;

Prêmio Cidade Destaque ANCITI;

Prêmio Presidente/Secretário Destaque;

Prêmio Prefeito Destaque ANCITI.

 

Guarapuava marca presença no evento com inscrições de projetos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Administração (por meio do departamento de Tecnologia e Informação [TI] da prefeitura), da Secretaria de Saúde, do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), que engloba as Secretaria de Planejamento e Urbanismo e de Habitação. Participa ainda, a Secretaria de Educação, pelos diversos projetos desenvolvidos nos últimos tempos e que destacam a cidade como verdadeiro polo educacional do Paraná.

 

“Para todos nós que vivemos em Guarapuava, uma notícia como esta é motivo de muita comemoração. O ano de 2023, apesar dos muitos desafios, permitiu que inúmeros projetos fossem desenvolvidos em nosso município. Agora, no último mês do ano, ter nossos trabalhos avaliados, selecionados e disputando com tantas outras cidades brasileiras, é motivo de satisfação extrema. Nossas secretarias trabalham afinadas e é esta união entre as pastas que faz toda diferença. Independentemente de conquistar um prêmio ou não, só o fato de disputarmos, de podermos mostrar nossos projetos em um evento tão marcante e importante com o ANCITI, já é válido. Peço a torcida de todos para que possamos nos destacar ainda mais nos diversos setores, em favor da sociedade”, grifou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

O secretário de Planejamento e Urbanismo do município, Paulo Dirceu Rosa de Souza, reforçou que o fato de Guarapuava participar do ANCITI mostra o quanto os projetos desenvolvidos em nível local, servem de inspiração e de motivação para outras cidades do Brasil. Paulo atribui as grandes conquistas que o município teve nos últimos tempos à união de forças entre as Secretarias e os servidores. Para ele, quando se trabalha pensando em soluções pontuais em favor da população, os resultados satisfatórios chegam.

 

“Há mais ou menos 60 dias, soubemos que, dentro do evento Smart Gov Brasil, que ocorre no Rio de Janeiro, haveria uma premiação para as cidades destaque, bem como para as administrações e os programas referentes ao ano de 2023. Fizemos a inscrição, reunimos informações de várias Secretarias, como a de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Administração, por meio do Departamento de TI, de Planejamento e Urbanismo, de Saúde e de Educação. Em todos esses setores, há muitos projetos desenvolvidos. Foram preenchidos muitos formulários, bem como respondidas às diversas questões, com comprovação dos trabalhos realizados, até que, por fim, nesta semana, recebemos a notícia de que o município está habilitado a concorrer neste evento. Para nós, a classificação foi uma grande surpresa, uma vez que o Brasil possui mais de cinco mil municípios e muitos destes enviaram seus projetos. É motivo de muita satisfação ver o trabalho reconhecido e de saber que o prefeito Celso está no comando desta grande equipe e permite que esses projetos sejam criados e postos em prática em nossa cidade”, grifou Paulo Dirceu.

 

Sobre o Prêmio:

 

A premiação é um incentivo para que os gestores públicos aperfeiçoem as ferramentas de TI que contribuam na busca por mais qualidade de vida, inovação e eficiência na cidade. O ranking é gerado levando em conta uma combinação de respostas autodeclaradas e indicadores provenientes de fontes oficiais, que detalham as ações implementadas em cada localidade. É importante destacar que a plataforma Bright Cities desempenha um papel significativo como uma das fontes de dados utilizadas como referência, visando garantir uma avaliação justa e abrangente dessas iniciativas.

 

Critérios de Avaliação:

 

Fomento a empresas de base tecnológica e desenvolvimento do setor (peso 1);

Tecnologias de gestão e serviços digitais ao cidadão (peso 1,5);

Áreas finalísticas e inclusão digital (peso 1,5);

Governança e planejamento estratégico em TI (peso 1);

Infraestrutura em TI (peso 1).

 

Clique AQUI para acessar o site oficial do evento: