
Apoiado pela Secretaria de Cultura, Festival de Teatro da Unicentro movimentou o cenário cultural guarapuavano no fim de semana
24/10/2023
As duas primeiras apresentações do XXVI FETECO ocorreram no Teatro Municipal e no Parque do Lago.
O Festival de Teatro da Unicentro (FETECO), teve início no último sábado (21). Desenvolvido pela Divisão de Cultura da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) e apoiado pela Secretaria de Cultura de Guarapuava, o FETECO chegou em sua 26ª edição neste ano.
Até agora, duas apresentações da programação foram realizadas. A abertura do festival ocorreu no Teatro Municipal Marina Karam Primak, com a peça de teatro “A Cantora Careca”, elaborada a partir do texto do dramaturgo romeno-francês Eugène Ionesco. A história gira em torno de um casal britânico e faz parte do chamado Teatro do Absurdo, termo utilizado para as peças teatrais do pós – Segunda Guerra Mundial e que utiliza de diálogos sem sentido, gestos repetitivos e cenografia que expõem situações absurdas.
“Além dos risos a plateia se emocionou com as várias reflexões que a encenação teatral trouxe à tona. Um dos pontos altos da noite, foi o momento que a Unicentro surpreendeu a todos com oferecimento do Diploma de Honra ao Mérito a A atriz Dody Sanman. Mas, a maior emoção mesmo foi a revelação que a Unicentro instituiu o prêmio ‘Dody Sanman, que a partir de 2024 os participantes do FETECO poderão ser agraciados com essa honraria”, comentou a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak.
A atriz Dody Sanman estava no elenco principal da peça e recebeu uma homenagem por sua trajetória artística, que teve início na década de 1980. Um vídeo foi exibido no teatro para resumir a história de Dody nas artes cênicas, além de receber um certificado de mérito emitido pela Unicentro e concedido pelo reitor da universidade, Fábio Hernandes, por contribuir para o desenvolvimento da arte teatral em Guarapuava.
No domingo (22), a Cia. Os Barbacas apresentou a produção “O Melhor Espetáculo de Hoje”, no Parque do Lago. O enredo traz os números clássicos dos palhaços em circos, contando com música ao vivo, malabares, monociclo, entre outros elementos circenses.
“Uma peça de rua, com palhaços, realizado no palco de arena ao lado da Usina do Conhecimento, um público de crianças e adultos lotou a arquibancada do espaço. Muitas risadas e descontração foi o presente que o grupo deixou para os que aproveitaram o teatro”, pontuou Rita.
O FETECO vai até o dia 26 de outubro, os ingressos podem ser retirados de forma gratuita na Direção de Cultura da Unicentro ou na SECULT. Cinco outras apresentações culturais estão na programação:
24 de outubro
Transição – Piá/ Grupo de Estudos Cênicos
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
Baxô – Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
25 de outubro
Ação Performática Dionisíaca – Cia. de Teatro De Um Só Ato
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
Reza – Grupo de Teatro da Unicentro
Local: Auditório Francisco Contini
Horário: 19h
26 de outubro
O que o Mordomo viu – Grupo de Teatro de Ponta Grossa
Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak
Horário: 19h
Fotos: Cristiano Monteiro Martinez