
Após retomada, Feira Solidária chega ao Xarquinho
25/06/2020
Pães, couve, mandioca, abóbora e muitos outros produtos na mesa do guarapuavano. Depois de um tempo sem as feirinhas solidárias, as famílias dos 10 pontos atendidos já podem voltar a participar do projeto. A primeira etapa da reabertura iniciou hoje (25), no bairro Xarquinho, distribuindo 2.500kg de alimentos para as mais de 150 famílias do bairro. A entrega dos alimentos é feita seguindo rigorosamente todas as medidas de prevenção, como o distanciamento nas filas, higienização das sacolas, uso de máscaras e luvas. Além disso, a equipe distribuiu máscaras do projeto municipal ‘ Máscaras Pela Vida’, para quem não possuía.
“Esse é um projeto de sucesso e que ocorre há muito tempo no município. Além de fornecer alimento às famílias, também minimizamos as dificuldades de escoamento da produção dos agricultores familiares. É nesse momento difícil que a sociedade está passando, onde muitas dessas famílias perderam o emprego e precisam de alimento, que precisamos unir forças”, avaliou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
As Feiras Solidárias são feitas com a união das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social, abrangendo as três áreas de atuação. “Todos os materiais coletados nas feirinhas são encaminhados à Cooperativa dos Operadores Ecológicos. Lá ocorre uma triagem e tudo que tem valor econômico é revendido, e o que é rejeito é destinado ao aterro sanitário. Com esse programa, conseguimos dar um destino correto a esses materiais, além de gerar renda”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.
A Feira Solidária ocorrerá todas as terças e quintas, de forma escalonada. O método de funcionamento continua o mesmo, trocando materiais recicláveis por, aproximadamente, 14 variedades de produtos frescos e de panificação. Para Tatiele Moreira, a volta da Feira é uma notícia para se comemorar. “Sou mãe solteira de dois filhos e estou desempregada. Minha única renda é o auxílio que estou recebendo do governo, que logo vai acabar. Participo das feiras desde que começou e sempre me ajudou muito, nesse momento é disso que precisamos”, contou Tatiele.