Notícias

Celso Góes recebe título nacional de Prefeito Destaque da ANCITI 2023

07/12/2023

Atualmente, o município de Guarapuava é considerado um dos mais tecnológicos do País.

 

Guarapuava foi destaque nacional na noite desta quarta-feira, 6 de dezembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o município participava do ANCITI Awards 2023, que é uma premiação promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI).

 

Na oportunidade, Guarapuava, que concorria na categoria “Cidades com até 500 mil habitantes”, recebeu o primeiro lugar como Prefeito Destaque do Brasil.

 

Eu me sinto extremamente honrado pelo reconhecimento, mas digo que tudo isso só foi possível graças às pessoas que fazem parte da minha equipe. O mérito é de todos os que trabalham dia a dia por uma Guarapuava melhor, mais humanizada, tecnológica e democrática. Quando nossos projetos foram inscritos e escolhidos, eu fiquei surpreso. Afinal, há quase seis mil municípios em todo o País. Mas por outro lado, eu me senti muito confiante, porque acredito no nosso trabalho e no potencial criativo e enriquecedor de cada um que faz parte desta gestão. Nossas Secretarias trabalham afinadas e é esta união entre as Pastas que faz toda a diferença. Muito mais do que conquistar um prêmio, um troféu, o que vale mesmo é saber que estamos caminhando no rumo certo e servindo de inspiração para o Brasil todo quando se fala de desenvolvimento, de investimentos em tecnologia e em estudos. Nosso trabalho sempre foi e sempre será com foco nas pessoas. Nossos projetos são de extrema importância em diversas áreas e isto é motivador para que trabalhemos cada vez mais em favor da nossa comunidade”, disse o prefeito Celso Góes, que, em cumprimento de sua agenda oficial, não pôde participar da cerimônia de premiação.

 

Representando o chefe do executivo municipal, o vice-prefeito Samuel Ribas viajou com a equipe ao Rio de Janeiro, participou do evento e recebeu o troféu conquistado por Guarapuava.

 

“É com uma alegria imensa, que hoje, represento o prefeito Celso Góes nesta premiação da ANCITI. Isto é o resultado de um brilhante trabalho desempenhado pelo prefeito que, ao longo de seu mandato, investe em inovação, tecnologia, inteligência e, por isso, mais uma vez nossa cidade se destaca dentre as muitas do Brasil. Eu me sinto orgulhoso por este momento e por tantos outros vivenciados por nosso município”, disse Samuel.

 

A presença de Guarapuava no evento de dimensão nacional foi graças a um trabalho conjunto e uma soma de esforços de muitas pessoas, Secretarias e departamentos do município. Foram inscritos projetos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Administração (por meio do departamento de Tecnologia e Informação [TI] da prefeitura), do Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), que engloba as Secretaria de Planejamento e Urbanismo e de Habitação. Houve ainda, participação da Secretaria de Educação, pelos diversos projetos desenvolvidos nos últimos tempos e que destacam a cidade como verdadeiro polo educacional do Paraná.

 

O secretário de Planejamento e Urbanismo do município, Paulo Dirceu Rosa de Souza, se disse muito feliz com a premiação e, como o prefeito, atribuiu a vitória ao trabalho em equipe. “Este é um dia histórico para Guarapuava. Na cidade do Rio de Janeiro, diante de grandes e várias cidades, a Bright Cities e ANCITI anunciam o Prêmio de Prefeito do Ano 2023 para Celso Góes.  Isto é motivo de muito orgulho e emoção. Tenho a imensa satisfação de fazer parte de sua equipe de trabalho. Como o prefeito sempre diz, este é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos e muitas mentes. Sem o esforço e a dedicação de cada um que faz parte desta gestão, nada disso seria possível. Quando surgiu a oportunidade de participarmos deste projeto, ficamos muito empolgados. Fizemos a inscrição, reunimos informações de várias Secretarias, como a de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Administração, por meio do Departamento de TI, de Planejamento e Urbanismo, de Saúde e de Educação. Em todos esses setores, há muitos projetos desenvolvidos. Foram preenchidos muitos formulários, bem como respondidas às diversas questões, com comprovação dos trabalhos realizados. Por isso, é motivo de muita satisfação ver o esforço e dedicação reconhecidos e de saber que o prefeito Celso está no comando desta grande equipe e permite que esses projetos sejam criados e postos em prática em nossa cidade. Agradeço a todos pela torcida e reforço o compromisso de trabalhar muito mais pelo nosso município no próximo ano que está prestes a se iniciar”, falou Paulo Dirceu.

 

O diretor da área de Tecnologia da Informação (TI), da Secretaria de Administração, Luiz Augusto de Abreu (Guto) relembrou que para participar do ANCITI Awards 2023, o município precisou responder a um extenso questionário e comprovar as ações desenvolvidas. Conforme reitera, o grau de dificuldade na competição foi altíssimo e, por isso, a conquista do prêmio tem um significado muito importante para toda a população de Guarapuava.

 

“O Município de Guarapuava tem sido um exemplo de inovação e progresso tecnológico, demonstrando um comprometimento contínuo com a melhoria dos serviços oferecidos aos seus cidadãos. Nós nos orgulhamos de ser uma cidade que abraçou completamente a digitalização. Aqui, todos os procedimentos são realizados eletronicamente, facilitando o dia a dia dos cidadãos que acompanham cada passo de seus processos e têm acesso a serviços municipais por meio de um aplicativo eficiente”, discorreu Guto.

 

Conforme o diretor, iniciativas como Guarapuava Digital, Guarapuava Sem Papel, encampados pelo Departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura; Geoguarapuava, desenvolvido pelo CEPLUHG, além do serviço Laura 2.0, da Secretaria Municipal de Saúde, são testemunhos do esforço em transformar a cidade em um modelo de eficiência e sustentabilidade.

 

“Celebramos hoje, uma Guarapuava totalmente digitalizada, onde os processos são executados eletronicamente, garantindo rapidez e transparência. Os cidadãos recebem atualizações por e-mail a cada etapa dos procedimentos, e têm à disposição um aplicativo prático e seguro para acessar os serviços municipais. O reconhecimento desse trabalho é demonstrado com o Prêmio Prefeito ANCITI 2023, entregue ao Celso Góes. Isto é um marco para Guarapuava, refletindo nosso compromisso com a inovação e a excelência em tecnologia. As perguntas eram muitas, uma vez que foram avaliados mais de 170 quesitos. Além de responder aos questionamentos, era preciso comprovar que, de fato, as ações foram aplicadas e geraram resultados satisfatórios para a população. Foi um esforço conjunto e isto é muito gratificante, uma vez que houve a dedicação de muitas pessoas”, complementou Guto.

 

ANCITI AWARDS 2023

  

O ANCITI Awards é uma premiação de destaque promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), da qual Guarapuava faz parte. A entidade foi criada com o objetivo de reconhecer e homenagear as cidades e iniciativas que lideram a inovação nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e inovação.

 

SOBRE O PRÊMIO

 

A premiação é um incentivo para que os gestores públicos aperfeiçoem as ferramentas de TI que contribuam na busca por mais qualidade de vida, inovação e eficiência na cidade. O ranking é gerado levando em conta uma combinação de respostas autodeclaradas e indicadores provenientes de fontes oficiais, que detalham as ações implementadas em cada localidade. É importante destacar que a plataforma Bright Cities desempenha um papel significativo como uma das fontes de dados utilizadas como referência, visando garantir uma avaliação justa e abrangente dessas iniciativas.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Fomento a empresas de base tecnológica e desenvolvimento do setor (peso 1);

Tecnologias de gestão e serviços digitais ao cidadão (peso 1,5);

Áreas finalísticas e inclusão digital (peso 1,5);

Governança e planejamento estratégico em TI (peso 1);

Infraestrutura em TI (peso 1).