Notícias

Colônia de Férias da SEMADS garante diversão e aprendizado a crianças e adolescentes do distrito do Guará

30/01/2024

As atividades voltadas aos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são diversas, contando com jogos, oficinas e brincadeiras.

 

Na tarde desta segunda-feira (29), as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no distrito do Guará, participaram das atividades da Colônia de Férias da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).

 

Com o intuito de fortalecer o vínculo comunitário e prepará-los para a vida adulta, as atividades proporcionam diversas dinâmicas às crianças, fazendo com que elas trabalhem suas habilidades motoras e cognitivas, além de também proporcionar um momento de lazer durante o recesso escolar.

 

“A Colônia de Férias tem uma importância muito grande para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Trabalhamos para fortalecer o elo dessas crianças com a retomada das atividades, proporcionando para elas uma recreação, com momentos descontraídos em que elas interagem, se desafiam e aprendem a lidar com as suas emoções também. Então, a Colônia de Férias vem, realmente, para somar com o serviço da SEMADS, que é contínuo”, destacou a secretária da Pasta, Elenita Lodi.

 

Foram realizadas várias oficinas como confecção de massinha, slime, práticas lúdicas educativas, gincanas cooperativas e desafios para adolescentes.

 

“As atividades da Colônia de Férias do SCFV são importantes, pois além de divertidas, aproximam e integram as crianças e adolescentes que nesse período ficam a maior parte do tempo em casa. É uma estratégia de socialização e a oportunidade de crianças e adolescentes participarem de atividades direcionadas que buscam fazer do ‘brincar’ momentos divertidos e de vários aprendizados”, enfatizou a educadora social da SEMADS, Jessika Poli dos Santos.

 

Amanda Lopes, de 13 anos, ressaltou que dentre as atividades, ela aprendeu algo novo durante a tarde.

 

“Eu adorei participar da Colônia de Férias. Teve uma gincana muito legal e eu aprendi a fazer massinha”, comentou a menina.

 

Já Cauê Garcia, de 15 anos, comentou que suas atividades favoritas foram as realizadas com água para refrescar o tempo quente nesta segunda-feira de calor.

 

“Eu gostei muito da Colônia de Férias, principalmente das gincanas com água”, disse Cauê.

 

As ações de férias ocorreram também nos bairros e demais distritos do Município.