
Combate contra o Aedes Aegypti continua em Guarapuava
19/01/2016
Cuidados com focos do mosquito Aedes aegypti devem ser realizados diariamente, principalmente porque ele é o transmissor da dengue, do zika e da febre chikungunya. Evitar água parada é dever de todo cidadão, já que é neste ambiente que as larvas do mosquito se desenvolvem. Mas nem todos os terrenos de Guarapuava tem esta devida atenção. O que fazer então caso sejam encontrados focos do mosquito?
A orientação do Diretor de Departamento de Vigilância e Saúde, Rodrigo Córdova Silva, é a de informar a Vigilância Sanitária, para que esta possa averiguar e notificar os responsáveis. “Em caso de terrenos não habitados, é preciso que a denúncia seja feita via ouvidoria, para que esta possa encontrar o proprietário do terreno e fazer essa notificação para a limpeza do local. Já em locais onde há moradores, a denúncia pode ser realizada diretamente na Vigilância, mas pedimos que as pessoas tentem conversar com os proprietários e incentivar a fiscalização constante dos ambientes”, afirma o Diretor.
Além destas recomendações e cuidados, o Departamento de Vigilância Sanitária e Saúde realiza campanhas de conscientização e fiscalização contra o mosquito, com o objetivo de extinguir os criadouros na cidade. “Mensalmente, sempre no dia 9, realizamos o dia D no combate ao mosquito. Em fevereiro teremos uma campanha nas casas noturnas de Guarapuava e em março será a vez de realizarmos mais um mutirão nos bairros onde há mais focos do mosquito”, finalizou o diretor.