Notícias

CONCIDADE tem a primeira reunião ordinária do ano de 2023

09/02/2023

A reunião teve o objetivo de apresentar o plano de obras e projetos da CEPLUHG que serão desenvolvidos este ano.

 

O Conselho do Plano Diretor de Guarapuava (CONCIDADE), que integra a Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a Secretaria de Habitação, teve sua primeira reunião ordinária do ano nesta quinta-feira (09). O objetivo foi apresentar o plano de obras e projetos da CEPLUHG para este ano de 2023. 

 

O CONCIDADE tem por finalidade propor diretrizes para a formulação e implementação de uma gestão e desenvolvimento do planejamento urbanístico para Guarapuava, além de acompanhar e avaliar as suas execuções.

 

“Todas as atividades de uma gestão pública precisam de planejamento. Para que isso ocorra, é essencial o envolvimento da comunidade. Por isso, esses encontros do CONCIDADE, são de suma importância para discutirmos o andamento das atividades”, pontuou o prefeito Celso Góes. 

 

“Foi um momento de dar as boas-vindas e agradecer por todo o trabalho realizado no ano de 2022. Na nossa pauta de hoje (09), estava a apresentação dos projetos para 2023. Desta forma, falei sobre os que estão aguardando a aprovação para a licitação e os que já estão em desenvolvimento. Estamos animados para este ano e com muitas ideias. Nossa intenção é melhorar e transformar a vida dos cidadãos da nossa cidade. Pois assim, vamos em frente, avançando rumo ao progresso por uma cidade ainda melhor”, relatou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu. 

  

Entre os principais projetos apresentados na sessão, destacam-se: 

 

Revitalização e melhorias em Parques e Praças (Juscelino Kubitschek, Cândido Xavier, das Crianças, do Lago, Ucrânia, Araucárias, Cleve e Trianon). Também está em desenvolvimento a implantação de mesas de jogos e jogos lúdicos nos parques e praças. No distrito de Palmeirinha, será realizado o projeto de uma pista de skate.

 

Além disso, também nos Parques e Praças (Juscelino Kubitschek, Ucrânia, Cândido Xavier, das Crianças e do Lago), serão implantadas pet places, que são os espaços destinados aos animais de estimação. Já no Parque no Lago, será construída uma pista de BMX, contemplando todos os atletas de Mountain Bike. Também para a área de parques e praças, a secretaria conta com o projeto de implantação de quadras de areia, na Juscelino Kubitschek, Cândido Xavier, das Crianças e do Lago. 

 

No bairro Jordão, a demanda antiga da população por um CMEI específico para o bairro, estava em pauta na reunião desta quinta-feira (09). Assim como, a Capela Mortuária para aquela localidade, que será feita atrás da Igreja São João Batista.

A Rua XV de Novembro, Avenida Moacir Júlio Silvestri e Avenida Rubem Siqueira Ribas, serão revitalizadas. 

 

Dentre os projetos, estão a implantação do Centro do Idoso, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social no Parque das Araucárias. As obras estão previstas para iniciar na segunda-feira (13).

 

Na área de infraestrutura urbana, projetos como a instalação da nomenclatura das placas de ruas da cidade já estão em andamento. 

 

Na área da saúde estão sendo desenvolvidos os projetos de reforma e ampliação de doze unidades básicas de saúde (UBS) nos bairros Xarquinho, Residencial  2000, Campo Velho, Colibri, Guairacá, Recanto Feliz, Santana, Adão Kaminski, Boqueirão, Entre Rios, Santa Cruz e Tranquedo Neves. Além da ampliação da Urgência e Emergência da Primavera.