
Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres realizou reunião ampliada para interessadas em fazer parte
04/10/2023
As entidades não governamentais presentes se apresentaram para ocupar dez cadeiras do Conselho.
O CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres) realizou na noite da última terça-feira (03) uma reunião ampliada. O objetivo do encontro foi apresentar o conselho e suas funções para mulheres que se interessam em participar, e até mesmo para as que já participam.
O Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres foi estabelecido em 1982, com a finalidade de reivindicar melhores condições de vida para as mulheres da época, além de exigir espaço para mulheres no cenário político. Em Guarapuava, a lei municipal que estabeleceu o conselho é de 2004.
Valeria Monteiro é integrante do Conselho, representando a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), e assistente social. Ela foi responsável por apresentar para as mulheres presentes a importância de conselhos e as funções das conselheiras.
“Uma das formas que podemos atuar na garantia dos direitos das mulheres é justamente na nossa atuação como conselheira. É importante como cidadãs, trabalhadoras e mulheres ocuparmos os conselhos”, comentou Valeria.
Em um segundo momento da reunião, um tempo foi reservado para que as interessadas em fazer parte do conselho apresentassem suas entidades não governamentais. As entidades que se candidataram a ocupar uma das dez cadeiras no Conselho receberão um memorando, para então, no período de até 30 dias, indicar sua conselheira e vice, que tomarão posse no mês de novembro.