
Dia D da Campanha Novembro Vermelho reúne profissionais e acadêmicos de odontologia para atendimento e orientação a população de Guarapuava
07/11/2023
A ação ocorreu durante a tarde na praça 09 de Dezembro.
Na tarde desta terça-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as universidades UniGuairacá Centro Universitário e Centro Universitário Campo Real, realizaram o Dia D da campanha Novembro Vermelho.
A ação foi realizada na Praça Nove de Dezembro, onde estudantes e profissionais fizeram exames clínicos e deram orientações sobre o câncer de boca, visando um diagnóstico precoce de lesões bucais.
“O Dia D ocorre em diversas cidades do Paraná. O objetivo desta ação é a prevenção e diagnóstico do câncer bucal. Aqui os alunos universitários e profissionais realizam orientações e exames clínicos, verificando se há lesões. Se sim, eles já são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde serão feitos diagnósticos dos pacientes”, comentou Hugo Vieira de Santana, coordenador municipal de Saúde Bucal.
Além das ações, durante o mês de novembro as Unidades Básicas de Saúde (UBS) promovem avaliações clínicas de câncer bucal, lesões e outros problemas. Os interessados que tenham desconfiança de alguma lesão bucal ou que queiram apenas realizar uma avaliação podem ir até a UBS mais próxima e agendar um horário de atendimento.
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver a doença. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidas.
Ainda durante o mês de novembro, as unidades de saúde realizam atendimento da campanha Novembro Azul, conscientizando a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
As duas campanhas ocorrem durante todo o mês. Quem tiver sintomas ou dúvidas pode ir até uma unidade básica de saúde e realizar uma consulta.
“A ação ocorre hoje e durante todo o mês, mas é importante ressaltar que as unidades de saúde estão disponíveis o ano todo para que as pessoas tirem suas dúvidas e se previnam”, finalizou o coordenador municipal de Saúde Bucal