
Educadora do CMEI Izabel de Oliveira Pacheco cria atividade de frequência utilizando o jogo Mario Bros
10/11/2023
A ação visa promover metodologias pedagógicas criativas e melhorar a presença dos alunos nas aulas de tecnologia.
Buscando motivar os alunos a frequentar as aulas de tecnologia, a educadora do CMEI Izabel de Oliveira Pacheco criou o projeto “Izabel Bros”, inspirado no jogo eletrônico Mario Bros. A ação é desenvolvida pela professora Aluana Nunes dos Santos em quatro turmas do Pré II e procura estimular a presença das crianças em sala de aula.
“As aulas de tecnologia educacional na Educação Infantil são cruciais para preparar as crianças para o mundo digital. Elas promovem o desenvolvimento cognitivo, habilidades de resolução de problemas, criatividade e colaboração. Ao mesmo tempo, ensinam o uso responsável da tecnologia desde cedo. Lembrando que o tempo em telas das crianças de CMEIs não ultrapassam quinze minutos semanais, sendo assim, as aulas envolvem atividades plugadas e desplugadas, que são essenciais para o desenvolvimento de nossos alunos”, salientou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
O projeto “Izabel Bros” foi idealizado pela educadora neste ano e já vem solucionando o problema de baixa frequência das crianças. Segundo Aluana, a cada presença do aluno ele ganha uma estrela que é colada em um painel na sala de tecnologia. Mensalmente, o aluno que tiver oito estrelas, ou seja, frequentou todas as aulas no mês, recebe uma moeda. Ao final do projeto, quem tiver mais moedas será declarado o campeão de frequência anual e será presenteado com um kit escolar junto com uma foto polaroid caracterizado com o boné do Mario ou Luigi, personagens do jogo Mario Bros.
“O projeto desenvolvido vem ao encontro das necessidades dos nossos alunos e incentiva a presença deles nas aulas, pois este tem sido um fator preocupante nas turmas do Pré II. Eles gostam bastante das aulas de tecnologia e ficam motivados a frequentar para participar das atividades e receber as recompensas”, declarou a diretora da unidade, Lucimara Aparecida da Silva.
“A ideia surgiu porque eles gostam muito de tecnologia, bastante do Mario. A gente fez um projeto anteriormente da educação empreendedora do Sebrae. Então, dentro deste projeto realizamos uma pesquisa com eles, e os alunos gostam muito do jogo. Então, eu associei isso para que eles pudessem participar das aulas, e o número de frequência aumentou muito durante este período”, contou a professora responsável pelo projeto, Aluana Nunes dos Santos.