Notícias

Educadores de CMEIs de Guarapuava executam projetos após participação no programa “A União Faz a Vida”

27/10/2023

Ao todo, 80 educadores já participaram das duas turmas do curso de formação educacional.

 

Durante os meses de junho e julho deste ano, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria da Cooperativa de Crédito Sicredi Planalto das Águas PR/SP, realizou o projeto “A União Faz a Vida”. A ação desenvolveu atividades práticas e teóricas com educadores da rede municipal de ensino.

 

“Sabemos que a educação tem o poder de transformar a realidade. Que ela é a principal chave para a mudança de uma sociedade e construção de um mundo melhor, com cidadãos protagonistas,  mais conscientes, mais colaborativos e empreendedores. Essa é a proposta das metodologia do programa ‘União Faz a Vida’ e para nós é um privilégio poder contar com um parceiro como o Sicredi e disponibilizar esse recurso para rede municipal de ensino”, relatou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

Ao todo, 80 educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passaram pela formação. O objetivo do projeto é proporcionar aos educadores o exercício das ações pedagógicas na prática.

 

A educadores Anileine Pereira, do Cmei João Paulo II, foi uma das educadoras que participou do projeto de formação. 

 

“O principal objetivo do projeto é integrar a aprimorar o trabalho já realizado nas escolas e CMEI’s. Envolvendo os alunos e a comunidade como uma rede de apoio. Dessa forma, a abordagem escolhida pela nossa turma de Infantil III, foi o Resgate do Vínculo Familiar. Durante a semana em que o tema era “família” e comemoração do Dia dos Pais, convidamos as famílias das crianças para o Cmei, proporcionando um ambiente acolhedor. Aplicamos a metodologia do projeto União Faz a Vida neste momento, o que resultou em inúmeros aprendizados para todos os envolvidos”, comentou.

 

O programa “A União Faz a Vida” é uma iniciativa do Sistema de Cooperativas de Crédito, Sicredi, com a parceria das prefeituras de cidades brasileiras. Desde 1995, o projeto vem alavancando e promovendo a transformação social por meio da educação, dialogando com educadores e formando alunos como cidadãos cooperados. 

 

O intuito do programa é disseminar a essência do cooperativismo com o propósito de alcançar o desenvolvimento social em suas regiões de atuação. Buscando ainda, conscientizar a população acerca de seu potencial como agentes de transformação positiva da realidade.

 

“Ao longo do projeto, pude presenciar o crescimento e a transformação das crianças envolvidas. Foi gratificante ver como elas se tornaram mais confiantes, criativas e colaborativas. O projeto ofereceu um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças puderam explorar seus talentos e expressar suas ideias.

 

A interação com outras crianças e com os facilitadores do projeto proporcionou momentos de aprendizado e troca de experiências” relatou a educadores Franciele, do Cmei Maria Camilo.

 

Contribuindo com o desenvolvimento de uma educação inovadora, o programa “A União Faz a Vida” é integrado ao programa municipal “Crer&Ser”, dentro do eixo EducaUp.

 

“Sou grata por fazer parte do projeto ‘União Faz a Vida’ e por poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Tenho certeza de que o impacto desse projeto será duradouro e continuará a inspirar outras gerações”, finaliza a educadores Franciele.