Notícias

Em 100 dias Guarapuava segue seu caminho de uma cidade moderna

15/04/2021

Os primeiros 100 dias do governo de Celso Góes na administração de Guarapuava, teve o caráter de transição com uma administração anterior de 8 anos. A boa governança durante este período, foi requisito fundamental para um bom começo de mandato, dando à atual administração segurança neste começo de mandato.

 

100 dias, pouco mais de três meses para continuar preparando Guarapuava para o futuro, com muitas realizações já desde os primeiros dias. Mesmo diante do quadro agravado pela pandemia, a administração obedeceu fundamentos alcançando a eficiência. Seguiu olhando para frente, transformando o agora e projetando os quatro anos que virão. Como a maioria das cidades brasileiras vivendo sérias dificuldades, em Guarapuava não foi diferente, mas fomos o diferencial dentro de um contexto nacional e estadual. Os oito anos anteriores e o espírito do povo guarapuavano foram determinantes para isso.

 

Assim, foi mantido o foco no Plano de Governo concebido ano passado, alinhando com as novas necessidades de Guarapuava, um cenário de novas necessidades sociais, econômicas, de infraestrutura, com atenção especial à área da saúde, que por razões óbvias exige maior preocupação. E por isso, Guarapuava exercita o dom da mudança de rumo, porque a Covid -19 nos obriga a isso.

 

As ações fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas consideradas possíveis, vão melhorar a qualidade de vida dos guarapuavanos.

 

Há uma grande preocupação com as crianças e suas escolas. A administração entende que neste ponto há um consenso: ano letivo se recupera, a saúde às vezes não.

 

Este cuidado, traça novos caminhos para os próximos 200 dias ao primeiro ano de mandato, até que esta administração complete os quatro anos governando Guarapuava.

 

Todo o país precisou de ajustes nas finanças públicas com consequências provocadas pela pandemia da Covid-19, aumentando gastos para remediar a situação de calamidade pública iniciada ano passado.

 

Entre as ações do prefeito Celso Góes contra a Covid-19, esteve a sanção do projeto de Lei nº 7/2021, que autoriza o município a ingressar no Consórcio Nacional para compra de vacinas. Além de viabilizar a aquisição das vacinas, o consórcio tem como objetivo facilitar a compra de insumos, medicamentos e equipamentos.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), conta com centenas de prefeituras inscritas. Assim, Guarapuava passou a ter três caminhos para a compra da vacina: pela FNP, Ministério da Saúde ou compra direta.

 

Mesmo com a pandemia, a cidade avançou com a Secretaria de Obras, administrada pelo vice, Samuel Ribas de Abreu, melhorando ainda mais, nestes primeiros 100 dias a infraestrutura da cidade. Hoje tem asfalto onde não tinha. As máquinas estão em todo lugar com o programa Pé na Patrola. Dos 700 km da malha viária da cidade, apenas 8% não tem pavimentação. Ao final deste mandato, é possível alcançar a sua totalidade, chegando a 100% da cidade asfaltada.

 

Novos equipamentos modernizaram o parque de máquinas, já nos primeiros 100 dias.

 

Linhas de crédito para pequenos empresários, foram ofertadas em parceria com o governo do estado, no programa “Recupera Paraná”.

 

Nos primeiros 100 dias do ano, o foco das ações administrativa também esteve na inovação, na humanização do serviço prestado à população. Houve transparência nas decisões de governo e isso se consolida como alicerce para os próximos anos.

 

Os desafios surgidos com o atual cenário nacional ainda permitem a Guarapuava planejar o seu crescimento com ações integradas que serão ampliadas nos próximos meses.

A parceria com instituições como Sesc, Senac, Sesi e Senai, dão ao município um terceiro braço que alcança Guarapuava inteira.

 

Pela primeira vez um polo de pesquisa genética no país foi planejado para ser concebido fora de um grande eixo. Uma cidade do interior foi escolhida e não por acaso, Guarapuava sedia o projeto.

 

O Vale do Genoma, criado há quase dois anos, coordenado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer, tem como objetivo desenvolver soluções mercadológicas por meio do conhecimento científico da comunidade acadêmica, e a expectativa é de que a estrutura seja uma das principais do Brasil. Desde sua concepção, novas ideias surgiram. O projeto cresceu graças a parcerias e apoios e hoje alcança pesquisas além dos estudos sobre o câncer. São pesquisas em diversas áreas, não só para melhorar a qualidade da vida humana, mas também na pecuária e na agricultura.

 

Guarapuava saiu na frente no começo desta crise sanitária, ano passado. E agora volta a dar novos exemplos:  antes mesmo das primeiras doses chegarem à cidade, foi criada uma Central de Vacinação que se tornou exemplo e além de oferecer conforto a toda a população, a operação funciona muito bem.

 

Nos próximos dias, Guarapuava deve alcançar 20 mil guarapuavanos vacinados na região urbana, distritos e interior. Já estão sendo vacinados os idosos com menos de 70 anos e segue avançando até que finalmente a cidade inteira esteja imunizada.

 

Assim a administração de Celso Góes segue construindo esta nova Guarapuava, de tempos extremamente difíceis e de incertezas, mas que graças a Deus têm motivos para comemorar conquistas importantes nestes primeiros 100 dias de mandato.

 

Há uma grande equipe por trás desta maquina, preocupada em fazer tudo isso funcionar por uma Guarapuava cada vez melhor.

 

Junto com os guarapuavanos, que entenderam não só o atual momento, mas porque tem se revelado o grande parceiro na construção desta cidade que todos queremos para nós e nossos herdeiros.

 

Principais ações das secretarias municipais:

 

Secretaria de Meio Ambiente – entre as mais de 10 ações em parceria com outras secretarias e outras ações isoladas, a Secretaria do Meio ambiente tem como destaque o Programa Municipal de Resíduos Sólidos, selecionado entre mais de mil projetos de todo o Brasil. Entre as cinco cidades do Paraná contempladas, Guarapuava recebeu R$ 4,9 milhões, destinados a projetos de modernização e ampliação da coleta e destinação correta de resíduos sólidos, para o qual foram adquiridos 8 caminhões compactadores 3 caminhões baú para coleta seletiva,1 triturador de podas e arvores, 150 contentores e uma 1 balança.

 

 

Secretaria de Planejamento e Urbanismo– é onde acontece a convergência com as demais secretarias, é onde começa o plano de ação da administração municipal.

Entre as principais ações, esteve a participação em comissões para definição dos decretos que nortearam a cidade para os cuidados com a Covid- 19, análise do contrato do transporte coletivo com o município, e seguiu o plano de desenvolvimento de Drenagem Municipal da administração anterior.

Análise e acompanhamento da Parceria Público Privada do Parque de Iluminação, com possibilidade de ampliação da parceria com elaboração de novos projetos essenciais, acompanhamento e direcionamento da execução de obras com recursos do FINISA.

 

 

Surg –  recuperou, concluiu e restaurou toda a Manoel Ribas, com recape, sinalização, plantio de flores, pintura de meio fio, placas novas, compra de equipamentos como novos caminhões de coleta de lixo a lavagem da Praça 9 de Dezembro, calçadão da XV e da Saldanha Marinho.

 

Secretaria da Agricultura – marcou ampliando o programa Vida Rural. Novos projetos foram criados para os agricultores familiares.

A Retomada da Feira do Produtor de terça-feira a sábado, agora conta com seis locais onde a feira pode ser encontrada. Também foi retomada a Feira Solidária em 13 bairros e 3 Distritos. Além de dar assistência técnica a agricultores familiares, a Secretaria da Agricultura também teve papel fundamental no fornecimento de produtos para a Merenda Escolar, no programa Merenda em casa.

 

 

Secretaria da Administração – abriu processos seletivos para contratação de Médicos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Estagiários. Qualificou o quadro preparando a seleção de novos servidores. A secretaria também concluiu a obra de reforma da Capela Mortuária- Santa Cruz.

 

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – atuou nas demandas provocadas pela pandemia e os números dizem isso. Foram atendidas 13.106 famílias nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de visitas a 2.236 domicílios à famílias em situação de vulnerabilidade social. O CAD fez 4.871  cadastros de outras famílias que solicitaram acesso a programas sociais.

Além das oficinas socioeducativas desenvolvidas via remoto, que atenderam centenas de pessoas, entre crianças, mulheres, homens e idosos. Muitos destes programas foram realizados em parceria com Sesc e Senac.

 

 

Secretaria do Esportes e Recreação – uma das pastas que mais sentiu os efeitos da pandemia, se prepara para o pós-pandemia. Nesta visão, estão  prontos projetos como ginástica nos bairros, escolinhas de formação esportiva de modalidades diversas e a abertura da piscina para hidroginástica na Aquacentro.

Implantação do campo sintético no distrito do Guará, Xarquinho, Jordão e Colibri. Academia da terceira idade (ATI) no campo do pavão no Morro Alto e pista de skate oficial no Parque do Lago. Também já está preparado um calendário para o circuito de corrida rústica.

 

Secretaria de Turismo e Eventos –  fortaleceu seu papel nestes 100 dias, contribuindo para divulgar o turismo, fazendo dele mais uma opção de geração de emprego ao Guarapuavano. O potencial turístico da cidade, foi atração em muitas oportunidades, como na realização e o apoio a eventos grandiosos desde a recepção ao Transparaná, a maior prova de Raly realizada no estado, como os cuidados que seu setor de eventos deu na preparação e organização do evento de inauguração do Vale do Genoma.

Um dos principais pontos turísticos de Guarapuava, o Parque de São Francisco, recebeu cuidados especiais que vão desde novas placas de sinalização, mapeando todo o parque, como finalmente inscrevê-lo no projeto Caminho de São Francisco  do Ministério do Turismo e Agricultura, além de muitas realizações em parceria com o IAT – Instituto de Água e Terra do Estado do Paraná. 

 

 

Fundação Proteger – com o contexto da pandemia, as atividades foram realizadas no espaço da instituição e em outros espaços abertos, como no Parque das Araucárias.

Mesmo assim, realizou ações diárias no cuidado e acolhimento de crianças e adolescentes, buscando preservar o direito da convivência comunitária, lazer, cultura e educação. A Fundação Proteger organiza passeios culturais e de lazer, inserção dos acolhidos em cursos e participação em eventos.  Aulas virtuais foram o principal caminho para suprir a falta de contato por contada Covid- 19.

 

 

Departamento da Cultura– trouxe o projeto Mulheres Extraordinárias. Trata-se de um espaço na Biblioteca Municipal, Padre Ruiz de Montoya, especialmente dedicado a mulheres: Cientistas, artistas, executivas e de muitos outros campos de protagonismo feminino.

Também foi aberto espaço para as produções locais, se beneficiando da Lei Aldir Blanc. Reuniu trabalhos selecionados para a realização de projeções distribuídos em pontos específicos da cidade. A cultura de Guarapuava também aconteceu através dos projetos: TakeAway literário, Tour virtual em museu, corporação musical de Guarapuava com Viagens pela história.

 

Secretaria da Comunicação Social –  sempre foi o principal caminho para informar a cidade sobre as ações de cada uma das secretarias, como os atos determinados pelo gabinete do prefeito. Através de posts nas redes sociais, com atualização diária ou pelo site da Prefeitura, como também diariamente sugere temas à imprensa.

Foi pela Secom que Guarapuava tomou conhecimento das campanhas Guarapuava Imunizada, prorrogação  para o pagamento do UPTU,  programação especial para o Mês da Mulher, abertura de  processos  de licitação, de contratação, divulgação de decretos, concursos  e principalmente sobre as atualizações da vacinação, com boletins diários que informam não só os números de pessoas vacinadas, como as faixas etárias que seguem  sendo vacinadas.  A SZecom também divulga diariamente todo o andamento da Campanha Guarapuava Imunizada na cidade e no interior.  Desde o ano passado, Guarapuava também é informada com dados da  Secretaria da Saúde, sobre a situação diária da pandemia na cidade: número de infectados, casos, novos, descartados e óbitos.

 

 

Secretaria de Obras – vem melhorando ainda mais a infraestrutura da cidade e no interior.  Hoje tem asfalto onde não tinha. As máquinas estão em todo lugar com o programa “Pé na Patrola”.  Até o final deste mandato, será possível alcançar 100% da cidade asfaltada. Nestes primeiros 100 dias, a Secretaria de Obras fez centenas de ações em dezenas de lugares, na cidade e no interior. Trabalhos que vão desde o patrolamento, cascalhamento, criando estradas novas, compactação de pavimento, desentupimento de bueiros ao alargamento de ruas, abrindo estradas, principalmente no campo.

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico  e Inovação  –  fechou um total de 5.000 atendimentos realizados  por todos os canais de comunicação da pasta. Atendimentos registrados em sistema chamado de Salas Sebrae: 3.087 empreendedores buscaram informações. Este número fecha uma média de 88 atendimentos diários.

Nestes primeiros três meses, 9 empresas/ dia foram abertas, sendo que 56 empresas deram baixa. A Agência do Empreendedor emitiu 475 alvarás (igual ao número de alvarás emitidos durante todo o ano de 2019. Ainda foram 318 atendimentos para crédito, liberados pela Fomento Paraná, R$ 242.000,00 e pela SGC (Fundo da Prefeitura): R$ 1.412.000,00.

 

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres  –  Oficinas de formação para aumento da renda como  Oficina de Bolo de Pote no Jordão e Oficina de cuidados sanitários para diaristas. Os reflexos da pandemia na Vida das Mulheres foi tema do Webinario que teve a participação de nomes importantes da política e causas da mulher no país. No encontro via web, também foram discutidos projetos para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres. Também foi dada continuidade aos serviços jurídicos, psicológicos e sociais para as vítimas de violência com o CRAM.

 

 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura  –  Antes do reinício das aulas, mesmo que de forma remota,  a Secretaria cuidou dos processos licitatórios para a aquisição de produtos para o combate à COVID-19.

Também foram feitas licitações para ampliação da Escola Sofia, como licitação para contratação de empresa de construção civil para manutenção das estruturas das unidades escolares, com custo de 5 milhões. Também deu início  ao processo para obras de reforma nas escolas  Princesa Isabel,  Padre Cebula, CMEIs  Noemia, Sta Terezinha, O Mundo da Criança, Emília Domínico CEU das Artes,  Museu Visconde de Guarapuava e Instalações da SEMEC, totalizando mais de 650 mil reais. O Departamento de Informática Educativa, início licitação para aquisição de roteadores para viabilizar o Programa BNDES – Educação Conectada, com implementação e uso de tecnologias digitais na Educação. A Secretaria da Educação fecha o primeiro trimestre com o programa Merenda em Casa, distribuindo alimentos a 5 mil famílias inscritas no Bolsa Família que vivem situação de vulnerabilidade social, por causa da pandemia.

 

 

Secretaria de Trânsito (Setran) –  reestruturação geométrica da via Avenida Manoel Ribas, no trecho entre as Ruas Guaíra e Rua Padre Chagas com reprogramação semafórica e implantação de área de espera para motos e bicicletas. Revitalização da sinalização de trânsito horizontal e vertical em toda a extensão da Avenida Manoel Ribas, com nova ciclo-faixa, novas placas e nova pintura. Foram mais de 5.200 m² de nova sinalização horizontal em toda a cidade. Guarapuava recebeu 900 novas placas de trânsito.  Fiscalização do transporte coletivo e acompanhamento presencial nos terminais para verificar o número de passageiros transportados e evitar aglomerações, entre outras ações de combate à Covid-19.