Notícias

Em menos de 72 horas, foram mais de 190 milímetros de chuvas em Guarapuava

29/10/2023

Segundo o Simepar, o esperado para o mês era de 221,3 milímetros.

 

O acumulado de chuvas que caíram em menos de 72 horas em Guarapuava foi de mais de 190 milímetros (mm), o que representa aproximadamente 86% do que era esperado para o mês de outubro (221,3mm), segundo o Simepar.

 

De sexta-feira (27) até este domingo (29), o acumulado chegou a 191,2 mm. Sendo que na sexta (27) foram 45,2 mm, no sábado (28) as estações meteorológicas do Simepar marcaram 78mm e até às 11h deste domingo (29) o município tinha registrado 68 mm de chuvas.

 

Segundo Reinaldo Olmar Kneib, meteorologista do Simepar, somente da madrugada até a manhã deste domingo (29), o município de Guarapuava teve uma precipitação expressiva para o período.

 

“A precipitação mais expressiva na madrugada e manhã deste domingo foi registrada no Centro, Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Leste do Paraná. Na região de Guarapuava choveu 68,0 mm, Santa Maria do Oeste, 94,0 mm e em Curitiba 58,0 mm. Nas últimas horas as chuvas perderam força sobre o Oeste, Sudoeste e Sul paranaense e a tendência para o período da tarde é de eventos isolados de precipitação” destaca o especialista no site oficial do Simepar.

 

O comparativo com o acumulado do mês é ainda maior, foram mais de 442 milímetros (até o dia 28/10), ou seja, quase o dobro do que era esperado pelos especialistas.

 

Desde o início das fortes chuvas, a prefeitura agiu prontamente em resposta a essa situação de emergência, mobilizando equipes de atendimento e monitoramento da Defesa Civil, secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Obras e Trânsito e Transportes, além da SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) e do Corpo de Bombeiros.

 

A Prefeitura de Guarapuava informa que permanece em atendimento 24 horas por dia, com equipes de servidores públicos preparados para atender possíveis ocorrências que possam ser registradas.

 

Em caso de qualquer ocorrência, os telefones para contatos emergenciais são: 193 (Bombeiros) ou 42 9 9970-9482 (Equipe de Plantão da Defesa Civil Municipal).