
Empresários guarapuavanos podem participar do Programa SIPRO Paraná
20/10/2023
O projeto visa mapear as demandas de capacitação das empresas, e a partir disso oferecer cursos de qualificação.
Um programa inovador para capacitar mão de obra, esse é o SIPRO (Sistema de Intermediação Profissional), uma iniciativa dedicada à qualificação de profissionais para atender às necessidades de empresas locais. O projeto visa mapear as demandas de capacitação das empresas, e a partir disso oferecer cursos de qualificação.
O projeto, que é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, busca fomentar a empregabilidade nas cidades do estado. Em Guarapuava, a ação está sendo mediada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Através do preenchimento de formulários, empresas de Guarapuava podem comunicar suas necessidades de treinamento. O empregador que estiver registrado no sistema SIPRO tem a capacidade de solicitar cursos de treinamento direcionados para os alunos que desejarem contratar. Além disso, elas podem acompanhar de perto o processo de aprovação dos cursos e o início das turmas, podendo assim impulsionar as contratações.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, destacou a relevância do projeto. “Neste momento, em Guarapuava, nossa principal necessidade não é a falta de emprego, mas sim a falta de mão de obra capacitada. Temos muitas vagas em aberto, mas faltam profissionais que atendam aos requisitos. Portanto, nosso papel como município é capacitar essas pessoas para que possam se inserir no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fornecer às empresas os colaboradores que estão buscando”, salientou.
Os empresários desempenham um papel crucial nesse processo, pois são eles que contratam a força de trabalho e impulsionam a demanda por profissionais qualificados. Portanto, é fundamental que as empresas interessadas se cadastrem no sistema através do link, AQUI.
O chefe do Escritório Regional do Trabalho de Guarapuava, Rodrigo Borges de Lis, citou os esforços conjuntos do governo para aprimorar as taxas de empregabilidade. “Além deste projeto de qualificação, o Governo Estadual oferece diversas outras iniciativas que visam levar equipes para as cidades do interior. Isso representa uma colaboração sólida entre o governo estadual e as prefeituras, com o intuito de fortalecer a empregabilidade na região”, finalizou.