Notícias

Feira Mensal da XV destaca o empreendedorismo feminino em Guarapuava

08/03/2024

Edição do mês de março faz parte da programação especial do “Março de Todas as Mulheres” .

 

Realizada pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), a edição de março da tradicional Feira Mensal da XV teve início nesta sexta-feira (08). Com o tema Mês da Mulher, esta edição faz parte da programação especial do “Março de Todas as Mulheres”.

 

“Hoje a feira começa em um dia muito importante para nós, que é o Dia Internacional das Mulheres. Então, essa edição é especial, com brindes e mimos para todas as mulheres, também valorizando as artesãs, o trabalho delas. Para nós é realmente muito importante essa edição, porque deixa destacado o trabalho de cada uma”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran.

 

A Feira Mensal da XV tem o intuito de gerar oportunidades e divulgar o comércio de alimentos e artesanatos feitos por produtores locais. A feira também possibilita o empoderamento de empreendedoras guarapuavanas.

 

“Nós somos um ateliê familiar. Tudo começou lá atrás com a minha avó. Então, hoje são a mãe e as três filhas que possuem esse empreendimento. E a gente optou por participar da feira pela visibilidade que teria, em geral, na cidade. Para divulgar nosso trabalho”, relatou Arieli Martins, artesã.

 

A Ana Tomé também é uma das empreendedoras que faz parte da Feira Mensal da XV. Ela e a mãe vendem bolachas artesanais, cucas e nesta edição do Mês da Mulher, as duas resolveram customizar os produtos remetendo ao Dia Internacional da Mulher.

 

“Nós começamos a participar da feira porque vimos que seria uma forma de expor nosso trabalho, uma vitrine dos nossos produtos. E desde que iniciamos aqui, já conseguimos novos clientes. É uma forma de apoiar as empreendedoras de Guarapuava”, destacou Ana Tomé.

 

A feira ocorre desta sexta-feira (08) até domingo (10), no Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça Nove de Dezembro. Nos dias 8 e 9 (sexta-feira e sábado), o comércio é das 10h às 18h, enquanto que, no dia 10 (domingo), os trabalhos serão desenvolvidos das 15h às 20h.