
Feira Mensal da XV, edição especial Novembro Azul, conta com comerciantes da Casa de Passagem Indígena em Guarapuava
10/11/2023
A feira será de 10 a 12 de novembro, em frente à Praça Nove de Dezembro, das 10h às 18h.
Iniciou nesta sexta-feira (10), a Feira Mensal da XV, no Calçadão da Rua XV de Novembro, centro de Guarapuava. Com o intuito de dar oportunidades ao comércio de artesanatos e alimentos de produtores locais, a feira é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Município.
Nesta edição especial de Novembro Azul, a feira conta com comerciantes da Casa de Passagem Indígena de Guarapuava, que durante esta sexta-feira (10), mostraram e venderam seus produtos. A partir deste sábado, o espaço da Feira utilizado por eles será destinado a outros comerciantes devido à rotatividade necessária para o evento. Quem, quiser adquirir as peças produzidas pelos artesãos indígenas, poderá comprar diretamente na Casa de Passagem.
Como ocorre em outras edições da Feira Solidária, há a comercialização, de artesanatos e alimentos produzidos pelos moradores locais.
Casa de Passagem
A Casa de Passagem Indígena de Guarapuava, inaugurada em 23 de outubro deste ano, é um local de acolhimento para os povos indígenas, tendo como um de seus intuitos, potencializar a economia artesã desta população no município.
Para Danilo dos Santos, artesão da Casa de Passagem, muitos visitantes da feira têm interesse em seus artesanatos. “Está sendo bom para a gente. Agora estão saindo muitos [produtos]. A gente está achando isso bom, [porque] a gente vai vender mais”, declarou.
Airton Cordeiro, vendedor de Caldo de Cana, está com grandes expectativas para esta edição da Feira Mensal, pois o clima colabora ainda mais para o seu comércio. “Acho legal a conscientização do Novembro Azul, para divulgar mais. É muito bom isso. Acho que o comércio vai ser bom. O tempo está colaborando. Já tivemos algumas feiras de chuva e frio, mas agora o tempo está ajudando, estou otimista”, afirmou.
O vendedor de acarajé Domingos Pereira, que luta contra o câncer, alega que a divulgação da campanha do Novembro Azul é de extrema importância. “O movimento está bom, está começando agora e acredito que vai melhorar. Acho a conscientização do Novembro Azul muito boa e positiva. É importante se cuidar”, destaca.
SERVIÇO
A feira vai até domingo (12), das 10h às 18h.
A Casa de Passagem Indígena de Guarapuava, fica na Rua Rocha Loures, 497, Bairro Bonsucesso