
Feira Mensal da XV, edição Outubro Rosa, teve início nesta sexta-feira (20)
20/10/2023
A feira ocorre até domingo (22), no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça Nove de Dezembro.
A edição de outubro da tradicional Feira Mensal da XV teve início nesta sexta-feira (20) e se estende até domingo (22). Neste mês, a feira tem como tema o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
A feira é promovida mensalmente pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, com o principal objetivo de dar espaço e oportunidade para os empreendedores e empreendedoras de Guarapuava comercializarem seus produtos. Os feirantes ficam no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça Nove de Dezembro, das 10h às 18h.
“Para nós que lidamos com artesanato, a Feira da XV foi a melhor coisa que aconteceu para poder mostrar os trabalhos, os nossos laços são todos personalizados. É uma renda a mais dentro das nossas casas. Eu sou empreendedora e me cuido, todas tem que fazer esse tipo de coisa, tem que se cuidar, para se prevenir de doenças, principalmente o câncer de mama”, comentou Cleide Ferreira, 59, que produz e vende acessórios para cabelo personalizados.
Na feira, é possível encontrar diversos tipos de produtos, como toalhas personalizadas, bonecas de pano, bebidas, geléias e muitos outros alimentos e artesanatos.
Edla Wolf Harmuch, 57 anos, também conhecida como Nina, vende na feira as velas, acessórios e artesanatos que ela e a filha produzem. Para ela, é importante que a feira seja utilizada como mais um espaço para alertar as mulheres de Guarapuava para a importância de realizar os exames de prevenção.
“Essa edição de Outubro Rosa eu achei muito legal, porque além de estar na feira, a gente pode conversar com as pessoas para ela se cuidarem, fazerem os exames. Faz quatro dias que eu perdi minha irmã, começou com o câncer de mama e se espelhou. Ela descobriu e tratou, mas era um câncer que não tinha mais o que fazer. Ela tinha 52 anos, era muito nova. Desde que eu tenho 35 anos já me cuidava, já fazia a mamografia. Eu não sei se ela fazia isso. Eu sempre fui uma pessoa de muita prevenção, eu falo para as pessoas que é muito importante fazer o autoexame, fazer a mamografia, e a feira também é uma forma de divulgar”, explicou a feirante.