Notícias

Festa da primavera diverte alunos, pais e professores da escola Iná Ribas Carli

20/10/2023

Com apresentações culturais e muita comida, o evento marca o fim de uma série de atividades realizadas desde o Dia do Estudante, em 11 de agosto.

 

Celebrando a estação mais colorida do ano, na tarde desta sexta-feira (20), a Escola Municipal Iná Ribas Carli realizou a tradicional Festa da Primavera, um evento que acontece anualmente e reúne famílias, alunos e professores. O evento ocorreu no ginásio da unidade de ensino e promoveu diversão e interação entre a comunidade escolar.

 

“Festas escolares como esta, são ferramentas vitais para fortalecer o vínculo entre a escola, os alunos, suas famílias e a comunidade local, porque a presença ativa de pessoas no processo educacional, mesmo fora da sala de aula, fortalece o desempenho acadêmico dos nossos alunos e torna os laços entre a comunidade mais forte. São em momentos como este que aprendemos a valorizar e respeitar as experiências que enriquecem toda nossa vida“, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.

 

Segundo a diretora da instituição, Pamela Luy Martins, a Festa da Primavera surgiu da vontade de divulgar o trabalho realizado pelas professoras durante o período. Antes da festa é realizada a gincana com as crianças, provas recreativas e atividades em sala de aula relacionadas ao tema. Além disso, durante este período, a escola realiza um sorteio e cada turma recebe uma flor, que mais tarde, é o tema da apresentação cultural de cada sala.

 

“O objetivo é além de ajudar a escola com a verba arrecadada a socialização da comunidade em geral. Quando eu cheguei na escola, tinha aquele receio por ser um bairro mais carente. Aos poucos a gente foi trabalhando e os pais colaboraram muito. A gente precisa muito da socialização dos pais e alunos, então a escola com a comunidade em geral, com os vizinhos, mantém um elo muito forte, o que é importante para nós”, declarou a diretora da instituição.

 

A festa não acontece apenas em outubro. Desde o Dia do Estudante, em agosto, os alunos desenvolvem atividades com o apoio de professores. Com a flor sorteada, cada turma faz sua bandeira, hino, grito de guerra e a apresentação cultural, realizada no dia do festival. A partir disso, a equipe pedagógica da escola atribui provas que contam pontos, e ao final, uma turma de cada ano é declarada campeã.

 

“Os alunos tiveram uma preparação bem antes da festa. Eles participaram de uma gincana, depois houve os ensaios. Eles gostam muito de participar e apresentar e hoje foi maravilhoso, porque todos eles estavam presentes aqui. E os pais participam muito aqui conosco, no início a gente achava que não iríamos ter grande participação da comunidade, mas tivemos bastante. Hoje eles estavam aqui em peso, os pais aqui ajudando, desde o início da gincana e hoje estavam participando conosco”, contou a professora do 4°B, Cláudia Terezinha Fernandes.

 

Além das apresentações culturais,o rei e a rainha da primavera foram colorados nesta tarde. A escola também montou brinquedos infláveis para os pequenos e houve venda de bolo, espetinho, cachorro quente, pastel e maçã do amor.