Notícias

Festival da Cevada e do Malte de Guarapuava movimentou mais de meio milhão de reais na economia local

07/11/2023

O evento levou entre 60 e 70 mil pessoas para o Parque de Exposições Lacerda Werneck, durante os quatro dias de festival.

 

Cumprindo um de seus objetivos, senão o principal, o 1º Festival da Cevada e do Malte movimentou a economia local com todas as atrações nos quatro dias de evento no último fim de semana prolongado.

 

Mesmo com chuva em dois dos quatro dias, entre 60 e 70 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Lacerda Werneck e desfrutaram da programação desse evento turístico que chegou para ficar.

 

“Nem a chuva espantou a população e os visitantes. Foi um grande sucesso e devemos isso ao público que participou todos os dias. Somos a Capital da Cevada e do Malte e temos muito o que mostrar e oferecer a quem passar por aqui”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

Além dos shows nacionais, locais e das apresentações culturais, divididos em dois palcos, o Festival contou ainda com expositores do município que venderam uma gama de produtos que iam desde artesanatos, plantas, até gêneros alimentícios.

 

O público também teve diversas opções gastronômicas para aproveitar, desde cardápios mais simples, até pratos mais elaborados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Centro Sul do Paraná (ABRASEL) e da Associação dos Ambulantes de Guarapuava (AVAGUA).

 

A rede hoteleira de Guarapuava também esteve agitada, houve a lotação de mais de 68% dos leitos de hotéis do município, foram 2269 leitos ocupados, o que representa cerca de ⅔ da capacidade total. A cidade atualmente conta com uma das maiores redes hoteleiras do Estado, com aproximadamente 3300 leitos.

 

E não esquecendo dela, a atração principal. Mais de cem cervejas artesanais estiveram presentes no Festival, por meio de 11 cervejarias premiadas de Guarapuava. Foram mais de 20 mil litros de chopp vendidos nesses quatro dias. Segundo os organizadores, o evento movimentou aproximadamente 500 mil reais na economia local. 

 

Katriane Mila, secretária de Turismo e Eventos da cidade, declarou imensa alegria em ver o sucesso não só do evento, mas de todos os comerciantes locais que puderam gerar renda extra com este evento de grande porte.

 

“Nós estamos muito felizes por tudo que foi esse 1º Festival da Cevada e do Malte. Guarapuava inteira ganhou muito com esse evento. Nossos hotéis, comerciantes e, principalmente, as cervejarias mostraram como nossa cidade é turística e tem potencial para realizar esses momentos de entretenimento e lazer a todos”, afirmou a secretária.