
Guarapuava é campeã em duas categorias no Prêmio Gestor Público Paraná
29/09/2023
Os projetos, Geoguarapuava, e Saúde Digital, com os serviços Inteligência Artificial na Triagem e Monitoramento, e Teleconsulta, garantiram a presença do Município, mais uma vez, em eventos tecnológicos de destaque.
Na última quarta-feira, dia 27 de setembro, foi realizada a reunião da Comissão Julgadora da 11ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Com isso, as etapas de avaliação dos projetos terminaram.
Foram homologadas 186 iniciativas oriundas de 59 municípios. Destas, 41 foram contempladas. Guarapuava emplacou dois importantes projetos, o Geoguarapuava, e o Saúde Digital, com os serviços Inteligência Artificial na Triagem e Monitoramento, e Teleconsulta.
Para o prefeito Celso Góes, receber prêmios por projetos implantados no Município é motivo de satisfação para todos que fazem parte da administração.
“Desta vez, dois projetos de Guarapuava foram contemplados no Prêmio Gestor Público Paraná. A Saúde Digital é referência para todo o País. Nossas filas de espera foram praticamente zeradas desde a implantação deste sistema. Gestores de outras cidades vêm a Guarapuava para conhecer sobre o funcionamento do nosso sistema de saúde. Mas isso também implica em grandes responsabilidades, uma vez que precisamos melhorar sempre e manter nosso padrão de excelência em serviços prestados. Quanto ao Geoguarapuava, este é um sistema de suma importância para nossa cidade, pois é a partir da verificação desses dados que podemos planejar novas obras e direcionar os investimentos. São mais de cinco mil visitas mensais ao portal. De maneira intuitiva e totalmente interativa, as pessoas podem acessar e conhecer as mais diversas questões no Município, principalmente no que diz respeito a aspectos geográficos e de empreendimentos, como a construção civil e abertura de novas ruas e condomínios, por exemplo”, detalhou o prefeito.
De acordo com o secretário de Planejamento de Guarapuava, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o reconhecimento é resultado de um trabalho em equipe e de investimentos em tecnologia por parte da administração municipal.
“No que diz respeito à Secretaria de Planejamento e ao CEPLUHG (Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava), temos muito a comemorar. É gratificante notar que todos os envolvidos na administração do Município estão empenhados e trabalhando em perfeita harmonia. A interação entre todas as Secretarias, sob a liderança do prefeito Celso Góes, demonstra que nossas ações são pensadas e trabalhadas sempre com foco na população. É pelas pessoas de nossa cidade que esses projetos saem do papel, ganham forma e se concretizam. Termos duas de nossas Secretarias contempladas na 11ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná nos dá ânimo para continuarmos com nosso trabalho e aperfeiçoarmos cada vez mais nossa maneira de agir. Tornar a cidade cada vez mais digital e moderna, vai além de uma simples tendência, é uma necessidade”, evidenciou Paulo Dirceu.
A secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni, lembrou do quão importante e necessária é a Saúde Digital para a população local. Ela grifa que por meio da inteligência artificial, com as triagens rápidas e a teleconsulta, foi possível salvar muitas vidas no período da pandemia de COVID-19. Ela ainda salienta que os projetos implantados à época, chegaram para permanecer no Município, com possibilidades de ampliação e melhorias sempre.
“A necessidade de se implantar um sistema que suprisse a demanda e desafogasse as filas de espera, principalmente no período de pandemia, foi fator importantíssimo para que déssemos novos passos na Saúde Digital. Ver a Secretaria de Saúde de Guarapuava em lugar de destaque no Estado e no País, é motivo para que trabalhemos muito mais em favor das pessoas”, disse Chayane.
O diretor de Informação, Tecnologia e Inovação em Saúde de Guarapuava, Luiz Augusto Klosowski (Guto), detalhou sobre os serviços da Saúde Digital no Município, destacando que o objetivo sempre será o de salvar vidas e promover o bem-estar da comunidade.
“Em 2020, o Call Center, serviço de teleatendimento e telemonitoramento em saúde, foi criado em Guarapuava para o enfrentamento da COVID-19. Nosso Município foi pioneiro nesse serviço na América Latina. Contudo, em janeiro de 2022, com o elevado número de contaminados pelo Coronavírus, o serviço já não conseguia absorver a crescente demanda de casos confirmados. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde implantou uma plataforma virtual, para dar suporte no atendimento aos munícipes. Isto é, uma tecnologia de inteligência artificial que auxiliou na triagem, teleconsulta e monitoramento em tempo integral dos casos de COVID-19 e síndromes gripais, garantindo, portanto, atendimento resolutivo e de qualidade a todos. Com a diminuição dos casos ativos de COVID-19, a tecnologia foi estendida para dar suporte às pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Atualmente, ampliamos o acesso ao cuidado em saúde na Atenção Primária, com o propósito de evitar e/ ou diminuir as filas da madrugada para atendimento médico nas Unidades de Saúde”, discorreu Guto.
O diretor acrescenta ainda, que é gratificante “relatar a experiência da utilização de inteligência artificial para ampliar o acesso aos serviços de saúde no SUS. Com isso, pomos à disposição da população de Guarapuava tecnologia de ponta, a fim de garantir, de forma gratuita e de qualidade, serviços de teleconsulta e telemonitoramento”.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO PARANÁ
Com o objetivo de valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) ajuda a melhorar a vida dos paranaenses.
Por meio da valorização da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento local, o PGP-PR também pretende incentivar os municípios do Estado a adotarem metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais. Além do reconhecimento dos serviços públicos de qualidade, o PGP-PR proporciona a possibilidade de outras cidades se inspirarem nas boas práticas e experiências exitosas, gerando processo virtuoso.
O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), detentor da marca Prêmio Gestor Público Paraná.
ESCOLHA
Para a escolha dos trabalhos e suas respectivas premiações, os representantes das entidades patrocinadoras e apoiadoras da 11ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) se reuniram em uma assembleia. Os projetos estavam divididos nas categorias: Assistência Social, Desenvolvimento, Educação, Saúde, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, Tema do Ano e Melhor do Ano.
Para chegar nesta etapa, todas as iniciativas apresentadas já haviam recebido notas a partir de 9,0 pela avaliação do Comitê Técnico. Sendo assim, estavam aptas a concorrerem aos troféus especiais e já tinham garantido o Troféu PGP-PR.
O Coordenador-Geral do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), Laerzio Chiesorin Junior, se disse impressionado com a qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição.
“Sou um fã do PGP. Sempre me surpreendo com ele, mas este ano me surpreendi mais. É impressionante a qualidade dos projetos e a criatividade dos nossos gestores, por transformarem questões que seriam fáceis de apenas seguir a ‘onda’, mas, em vez disso, pensam fora da caixa, de maneira inovadora, moderna”, pontuou.
A reunião da Comissão Julgadora foi realizada no Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). No dia 31 de outubro serão divulgados os projetos vencedores dos Troféus, bem como, haverá a entrega de Certificados de Reconhecimento e Menções Honrosas na cerimônia que será realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).