
Guarapuava é Rosa de Janeiro a Janeiro: Secretaria de Saúde apresenta projeto para conscientização anual relacionada à saúde da mulher
25/10/2023
Na sessão especial da Câmara de Vereadores foi instituído o Projeto de Lei 104/2023 que tem foco na facilitação de acesso às usuárias do município para rastreamento de câncer de mama e de colo de útero.
Nesta terça-feira (24), a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, e a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Fabiula Pereira Lino de Assis, estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores, falando sobre as ações da campanha “Guarapuava é Rosa de Janeiro a Janeiro” iniciada no começo de outubro e apresentando o projeto da campanha que tem foco na facilitação de acesso às usuárias do município para rastreamento de câncer de colo de útero e mama.
A campanha possui o objetivo de mostrar às mulheres guarapuavanas que no município os exames relacionados aos câncer de mama e de colo de útero estão disponíveis o ano todo, assim como a conscientização de que o autoexame deve ser feito regularmente.
O projeto apresentado na casa de leis promove a ampliação de horários e dias no atendimento do Departamento de Atenção Primária à Saúde, prestando serviço às usuárias que necessitam do rastreamento de câncer e dinamiza o acesso ao agendamento pelo aplicativo “Fala Saúde”, facilitando o mesmo e ofertando datas, horários e locais que possam suprir a demanda das munícipes.
“Esse projeto quer que as mulheres se conscientizem e se preocupem com a sua saúde e procurem uma unidade de saúde para realizar os exames preventivos não somente no mês de outubro. Queremos que essa busca ativa pelos exames seja talvez no mês do aniversário da mulher, para que elas lembrem da sua saúde o ano todo e que elas tenham realmente um serviço de qualidade, uma boa consulta de enfermagem e um atendimento humanizado”, ressaltou a secretária Chayane Andrade Ceroni.
A ampliação do projeto prevê ainda facilitar o agendamento de exames solicitados como mamografia e outros exames coletados, de forma que não se concentrem em um único mês, agilizando o resultado dos mesmos e possibilitando que o profissional de saúde possa acompanhar integralmente a saúde da mulher, conforme explica a vereadora Bruna Spitzner, autora do Projeto de Lei 104/2023 que institui o projeto em Guarapuava, representando o legislativo municipal.
“É importante instituir esse projeto maravilhoso da Secretaria de Saúde como uma política pública para que as mulheres não lembrem dessa conscientização somente no mês de outubro, mas que elas procurem atendimento para a saúde integral delas durante o ano inteiro nas nossas UBS. Quando a gente não concentra tudo em um único mês, também damos qualidade de atendimento para os profissionais que estão lá na ponta, para que não sobrecarregue eles. Então os dois lados ganham”, ressaltou a vereadora.
Para a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Fabiula Pereira Lino de Assis, o projeto prevê uma ampliação da divulgação dos serviços relacionadas à saúde da mulher no município.
“Precisamos deixar claro que o Outubro Rosa é um mês de conscientização, estará sempre presente e será muito focado pela Secretaria Municipal de Saúde, mas queremos ampliar esse acesso para o ano todo. Conscientizar a população que a gente tem esse serviço o ano todo, inclusive nos horários estendidos, garantindo que a mulher possa, o quanto antes, realizar a detecção precoce do possível câncer, e se for assim, iniciando o tratamento rapidamente”, reforçou.
O Projeto de Lei 104/2023 foi votado e aprovado pelo legislativo municipal por unanimidade.