
Guarapuava fecha mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos
04/10/2023
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município gerou 226 vagas de trabalho. O balanço é feito em um comparativo entre admissões e desligamentos.
Nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgou o relatório do mês de agosto sobre as contratações e desligamentos em todo o País. Em Guarapuava, mais uma vez, o saldo foi positivo. No período, foram contratadas 2.453 pessoas e desligadas de suas vagas de trabalho outras 2.209. No entanto, o saldo ficou positivo em 244 vagas, resultando em um cenário favorável ao Município, conforme pontua o prefeito Celso Góes.
“Apesar das dificuldades na geração de empregos em todo o Brasil neste período do ano, Guarapuava, mais uma vez, conseguiu fechar o mês de agosto com saldo positivo. São 244 vagas geradas em nossa cidade. Pode até parecer pouco, mas no momento, estar com saldo positivo é motivo de comemoração. Isso só reflete o esforço conjunto de empresários, trabalhadores e da administração municipal para promover o desenvolvimento econômico e social em Guarapuava. Acredito que esta é uma grande conquista para toda a nossa população e uma prova de que trabalhamos em favor da comunidade. No entanto, há muito a ser feito e nosso trabalho está inteiramente voltado para isso, uma vez que estamos em Brasília reivindicando nossos direitos enquanto gestores. Precisamos, cada vez mais, de ações por parte do governo federal para que possamos seguir em frente e oferecer à nossa população, melhores condições de trabalho e dignidade”, discorreu Celso Góes.
Os números mostram que, no mês de agosto, foram registradas 2.453 admissões e 2.209 desligamentos no município, resultando em um saldo positivo de 244 empregos. Dentre os novos postos de trabalho, 14 foram gerados pelo setor agropecuário, 92 pela indústria, 11 foram criados na construção civil, 124 postos foram agregados pelo comércio, enquanto a área de serviços registrou a carteira profissional de 3 pessoas.
Por outro lado, foram computadas 101 demissões na agropecuária, 452 na indústria, 203 na construção civil, 671 no comércio e 782 no setor de serviços. Dentre os empregados em agosto, 130 são homens e 114 são mulheres.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, reforça a importância do crescimento multissetorial da cidade e o trabalho da gestão atual.
“Esses resultados positivos na geração de empregos em Guarapuava são um reflexo do trabalho conjunto entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a iniciativa privada, que têm investido em políticas públicas e empreendedorismo para impulsionar a economia local. Com a diversidade econômica da cidade, temos a oportunidade de garantir a sustentabilidade do crescimento e maior resiliência em se tratando das crises setoriais. Apesar dos percalços, a geração de empregos vem em uma crescente desde o início deste ano e vamos continuar trabalhando em conjunto para fortalecer ainda mais o mercado de trabalho em nossa cidade”, disse.
Conforme Anne Mayara Macedo Silva, diretora de Departamento da Agência do Trabalhador de Guarapuava, desta vez, o setor de comércio foi o que mais empregou pessoas na cidade, seguido pelo de serviços.
“Com os resultados do CAGED, notamos um aumento significativo no número de postos de trabalho no setor de comércio. Em julho, foram contratadas 795 pessoas na cidade para esta área, o que demonstra um crescimento significativo. No setor de serviços, 785 trabalhadores encontraram uma vaga. A indústria também foi responsável por alavancar os números, uma vez que contratou 544 pessoas. Com isso, podemos dizer que Guarapuava está trilhando o caminho certo no que se refere à geração de empregos. Nos últimos anos, a economia do País passou por um período de incertezas, mas aos poucos, tanto Estados quanto Municípios estão se recuperando. Os dados do CAGED comprovam isso”, relatou Anne.
Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Município de Guarapuava tem se destacado por sua diversidade econômica, o que torna o mercado de trabalho mais robusto e menos vulnerável a crises em setores específicos. De acordo com os mesmos dados, isso é importante para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social na cidade.
“Os dados do CAGED mostram que Guarapuava está se consolidando como um importante polo econômico no Paraná e oferece boas oportunidades para quem busca trabalho na região. A expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha até o fim do ano, impulsionando a economia local e gerando mais empregos”, finalizou Janaína.