Notícias

Guarapuava reduz 50% dos índices de mortalidade infantil desde 2010

09/02/2021

O cuidado com as mamães guarapuavanas tem sido prioridade no município nos últimos anos, o reflexo disto está na redução em 50% dos índices de mortalidade infantil desde 2010. A conquista revela o progresso do serviço público no atendimento as gestantes. O ano de 2020 fechou sem nenhum registro de morte materna, conforme os dados preliminares da Secretaria de Saúde.

 

 O destaque destes indicativos é que foi o nosso principal objetivo do planejamento estratégico, e hoje podemos celebrar a meta atingida! Em 2010, tínhamos o coeficiente de 17,9 mortes a cada mil nascidos vivos. No ano passado, a taxa de mortalidade foi de 9,55 a cada mil nascidos vivos, uma diferença muito significativa. Um fator que contribuiu para isto, foi o fortalecimento da Unidade Básica, onde as gestantes podem contar com atendimento completo do município, por meio do programa Mamãe Guará, acrescentou o secretário da Saúde, Jonilson Pires.

 

Desde 2013, o programa Mamãe Guará fornece todos os exames do pré-natal para as guarapuavanas, e no pós-parto, os bebês recebem acompanhamento e cuidado necessário para crescerem saudáveis. Para receber o atendimento, basta a gestante procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua casa e terá acesso ao serviço.

 

Entre as gestantes que tiveram este acompanhamento, está a Gislaine Galvão, mãe de primeira viagem aos 30 anos. “Tive um suporte muito bom, logo que cheguei em casa, me ligaram perguntando como estava a minha recuperação, perguntaram da nenê, eu achei muito bom”, contou Gislaine.