Notícias

Guarapuava registra mais de 17 mil atendimentos nas unidades de Urgência e Emergências em setembro

30/10/2023

Unidades de urgência e emergência recebem desde casos não urgentes até os graves.

 

No mês de setembro, a quantidade de atendimentos nas unidade de Urgência e Emergência do município foi expressiva. De acordo com o relatório gerado pela plataforma FastMedic, um total de 17.489 atendimentos foi registrado ao longo do mês. Esses atendimentos compreendem tanto casos de urgência quanto de emergência.

 

“Essa eficiência é resultado do comprometimento e da capacitação de nossos médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais de saúde. Eles trabalham em conjunto, priorizando os pacientes com base na gravidade de sua condição, o que permite que todos os que buscam cuidados médicos recebam atenção apropriada”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

“Esses números refletem a rapidez dos atendimentos nas unidades de urgência e emergência. Além disso, é importante destacar que, além das equipes médicas nas emergências, nossas equipes de urgência atendem quase 600 casos por dia”, acrescentou a secretária de Saúde, Chayane Andrade.

 

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO

 

“As UPAs de Guarapuava funcionam como unidades de livre demanda, ou seja, qualquer pessoa que necessite de cuidados médicos de urgência ou emergência pode procurá-las. No entanto, o nome das unidades sugere a existência de uma classificação de risco, na qual os pacientes são avaliados por profissionais de saúde e priorizados com base em sua urgência”, informou Fábio Pelech Antunes, auxiliar administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Entre os casos atendidos nas unidades, incluem-se desde pacientes com condições menos urgentes, como dores leves e febres, até aqueles que requerem atenção imediata, como casos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Pacientes com lesões traumáticas, como fraturas, também são atendidos nessas unidades.

 

Além dos casos de livre demanda, as unidades recebem pacientes encaminhados por ambulâncias e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também estão entre os atendimentos mais críticos situações como acidentes de trânsito e ferimentos por arma de fogo ou branca.

 

ATENDIMENTOS POR UNIDADE

 

UPA Batel: 7.928

 

UPA Primavera: 4.097

 

UPA Trianon: 5.474