Notícias

I Conferência Intermunicipal de Cultura reuniu 5 municípios da região para debate em prol dos direitos à cultura

26/10/2023

As propostas pensadas em conjunto pelos membros da Conferência de Guarapuava serão levadas até a Conferência Estadual e posteriormente à Conferência Nacional de Cultura.

 

Na tarde desta quinta-feira (26), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), realizou a I Conferência Intermunicipal de Cultura do município, Polo 1.

 

Membros da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores (as) de arte, trabalhadores (as) da cultura, e representantes de entidades e coletivos do setor cultural de Guarapuava, Pinhão, Campina do Simão, Turvo e Goioxim se reuniram na Casa de Cultura Dr. Eurico Branco Ribeiro para avaliar propostas sugeridas e eleger delegados que representarão os municípios na Conferência Estadual e posteriormente na Conferência Nacional.

 

A Conferência Intermunicipal teve como objetivo debater os 6 eixos temáticos, para elaboração de propostas no âmbito municipal, estadual e federal, como prioridades para os municípios na área cultural, alinhados à 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que será realizada em Brasília, em dezembro de 2023 e que tem como um de seus objetivos potencializar a adesão dos Estados e Municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

 

“Essa é a primeira Conferência Intermunicipal do Polo 1 e o nosso objetivo é discutir ações para que todas as pessoas tenham acesso a cultura. Então, esse encontro de hoje é muito importante, porque a nossa voz, as nossas inspirações e reivindicações que sairão daqui hoje, serão levadas pelos nossos delegados para que sejam a nossa voz lá na Conferência Estadual e depois na Conferência Nacional”, ressaltou a secretária da Pasta, Rita Felchak.

 

Os eixos debatidos foram: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (eixo 1); Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social (eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (eixo 5); Direito às Artes e às Linguagens Digitais (eixo 6).

 

Cada grupo de interesse se reuniu para propor ideias e ações que possam elevar a cultura nos seis municípios da região. Para os agentes de cultura essa é uma oportunidade para adquirir conhecimento e experiências com os outros municípios, a fim de auxiliar para que a cultura seja colocada em primeiro plano nas cidades.

 

“A troca experiências com outros municípios ajuda muito, estamos colocando tudo no papel para uma possível melhora na nossa política cultural”, afirmou a representante do Departamento de Cultura do Município de Pinhão, Joaquina Aparecida Quadros.

 

Segundo a coordenadora da Fundação Cultural Suábia Brasileira, da Colônia Entre Rios, Nikita Geier, participar da Conferência vai além de ouvir novas ideias, mas também ampara os grupos para que saibam como contribuir para trabalhar em prol da cultura em sua região.

 

“É importante para a gente, sim, saber quais são os planos, o que os outros agentes já têm em mente, mas também saber como que a gente pode contribuir para a questão da cultura no município”, declarou a coordenadora da Fundação Cultural Suábia Brasileira, da Colônia Entre Rios, Nikita Geier.