
II capacitação para transporte da pessoa com deficiência é realizado na Policlínica Guairacá
26/09/2023
O “Transportando Pessoas” é voltado para motoristas de transporte coletivo, taxistas, motoristas de aplicativo e serviços públicos, além de pessoas interessadas.
Começou, na manhã desta terça-feira (26), na sede da Policlínica Guairacá, a II capacitação para transporte da pessoa com deficiência em Guarapuava. O projeto “Transportando Pessoas” é uma formação gratuita, voltada para motoristas de aplicativos, do transporte coletivo, taxistas, e condutor4es do serviço público, além de pessoas interessadas.
O trabalho de preparação profissional é promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Guarapuava (COMDDEG), em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O Programa tem ainda, o apoio do Centro Universitário UniGuairacá, Policlínica Guairacá, SEST/ SENAT e CAS Guarapuava,
Ao longo da formação, serão desenvolvidas diversas atividades com foco no transporte da pessoa com deficiência. E a primeira palestra do dia foi ministrada pela professora Fabielly Kolisnek Negrisoli que é surda e falou sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A língua de sinais é também conhecida como língua gestual. Ela utiliza-se de gestos e sinais em substituição à língua que todos nós bem conhecemos em nossas comunicações: a língua de sons ou oral. O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, pela Lei nº 10.436. Isso foi resultado de ampla mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos”, explicou a palestrante.
“É um prazer ter a oportunidade de participar desta capacitação. Além de mim, o motorista que trabalha comigo no transporte das crianças também irá participar amanhã. Inclusive, incentivo a todos os motoristas a participarem desta formação que aborda um assunto tão importante e contribui para a promoção da inclusão de pessoas portadoras de deficiência”, destacou Irlene Maria Kulka Ferreira, motorista da empresa Trans Gold e que realiza o transporte de alunos da Escola São José.
Dividida em duas turmas, a formação completa conta com carga horária de quatro horas e ocorre nos dias 26 e 27 de setembro na Policlínica Guairacá, no Bairro Alto da XV. Palestras, troca de experiências e momentos de estudos fazem parte da capacitação.