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III Seminário Nós Propomos! é realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste

07/11/2023

Alunos de colégios estaduais de Guarapuava propõem projetos para solucionar problemas encontrados no Município.

 

Na manhã desta terça-feira (7), os alunos dos Colégios Estaduais Antônio Tupy Pinheiro, Ana Vanda Bassara e Padre Chagas apresentaram projetos desenvolvidos no “III Seminário Nós Propomos!”, no Auditório Francisco Contini da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

 

Em parceria com a Universidade de Lisboa (Ulisboa) e com o apoio do Núcleo Regional de Educação e da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), o seminário integra o projeto de extensão do curso de Geografia da Unicentro, que conta com financiamento da SETI (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

 

O projeto “Nós Propomos!” tem por finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local. Constitui o grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia, que mobiliza escolas do Município e dirige-se a alunos e professores de Geografia.

 

O secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Germano Toledo Alves, esteve presente no seminário e destacou a importância da participação da comunidade para soluções dos problemas.

 

“Essa parceria de conhecimento é fundamental. O projeto ‘Nós Propomos!’ formou uma união muito forte com os colégios e com a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.  E nós ficamos muito contentes de ver que os alunos estão pensando em soluções para Guarapuava. Os colégios e a Universidade saem da situação de ensino fechado e abrem um espaço para criar soluções na vida cotidiana das pessoas. Parabenizo ao pessoal que participou deste projeto”, grifou o secretário.

 

O projeto envolve alunos, acadêmicos e professores da esfera estadual. Segundo a professora de geografia do colégio Ana Vanda Bassara, Elza de Farias, a maior virtude que o projeto traz para os jovens é a chance de eles próprios pensarem em ações que possam ajudar a comunidade.

 

“Participar do projeto ‘Nós Propomos!’ junto com a juventude é trazer esse protagonismo juvenil para a cidadania territorial, como eles veem as problemáticas que os incomodam e quais as alternativas que eles propõem para solucioná-las”, pontuou a professora.

 

Para os alunos que estão à frente destas ações, o projeto é uma possibilidade de pôr em prática diversas teorias aprendidas em sala de aula.

 

“Abrimos nossa mente. Pensamos no que a sociedade pode estar passando e, com isso, levamos para essas pessoas, de formas diferentes, ideias para que ela possa entender que as dificuldades que elas enfrentam no dia a dia podem ser resolvidas com conversas e projetos. A opinião da sociedade auxilia a prefeitura a ter um diálogo a mais para o que eles vão desenvolver futuramente para a sociedade de Guarapuava. É muito importante que os alunos participem desses eventos, porque nós somos o futuro”, ressaltou Max Padilha, de 15 anos, aluno do colégio Ana Vanda Bassara.

 

“É uma experiência que eu nunca tive na minha vida. Com o projeto, a gente pôde entender o quanto ainda nós podemos melhorar dentro do nosso Município e como é necessária a mudança. Também vimos que essa melhoria não é só para mim, mas para toda a comunidade”, comentou Karine Stockler, também de 15 anos, aluna do colégio Ana Vanda Bassara.

 

No seminário os participantes apresentaram coreografias de dança realizadas como atividades culturais e exibiram documentários realizados por meio de uma oficina de cinema, ministrada por alunos de Jornalismo da Unicentro. Ao fim, os alunos com os projetos destaques receberam o certificado pela participação e conclusão das atividades propostas.

 

O projeto Nós Propomos!

A ação mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes agentes (universidade, escolas, poder local, associações e empresas).

 

Depois da primeira fase de sensibilização para a cidadania e para os problemas locais, os alunos identificam problemas que lhes são significativos, na área da escola e da sua residência. Quando possível, alunos e professores têm reuniões com responsáveis e técnicos do Município (poder legislativo e executivo) sobre as principais orientações e preocupações locais veiculadas.

 

Os estudantes realizam, então, um trabalho de pesquisa sobre o problema que selecionaram e elaboram propostas de resolução, que posteriormente apresentam para a comunidade.

 

Para conferir mais fotos do seminário clique AQUI.