Notícias

Mais de 100 coletores de lixo são vacinados contra a COVID-19 em Guarapuava

14/06/2021

A sede dos Coletores, foi o ponto de encontro para os trabalhadores que fazem a coleta de lixo de Guarapuava celebrarem a esperança, com a aplicação da vacina contra COVID-19, nesta segunda-feira (14). Os trabalhadores formaram uma fila no pátio dos caminhões, respeitando o distanciamento e, apesar da máscara cobrir o sorriso, a expressão de todos era de alegria.

 

Com direito a realização de uma live para registrar o momento, o coletor Leylson Josef de 25 anos, conhecido como mestre entre os colegas, destacou a importância de estar vacinado. “Estou muito feliz. É uma vitória do nosso setor, porque a gente não parou nenhum dia, desde o início da pandemia, mesmo com o lockdown, continuamos fazendo a coleta para manter a cidade limpa, perdemos dois colegas por causa desse vírus e hoje felizmente pudemos ser imunizados”, comemorou.

 

O Sidnei de Paula de 38 anos, confessou que estava nervoso pelo momento da vacina. “Com um pouco de medo, mas sabemos que é necessário, né? Espero que a gente possa viver sem essa máscara o quanto antes”, explica.

O presidente da Surg, Halmuth Brandtner prestigiou esse momento tão importante, para os trabalhadores que exercem um papel fundamental para a cidade, destacou também que Guarapuava foi o primeiro município do Paraná a realizar a imunização dos coletores de lixo “Os coletores são heróis que estão sempre presentes em nossa rotina, colocando a sua vida em risco, estando expostos a um risco maior, além de cacos de vidro, expostos ao vírus, então estamos felizes, hoje é um dia de comemorar”, afirma.

 

Para a diretora da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), da Surg, Jacqueline Satiko a imunização para esse setor é uma conquista tanto para os trabalhadores quanto para a cidade. “A coleta foi o setor que nunca parou e junto com a direção, apresentamos dados, analises para fazer o pedido da vacina. São coletados 100 toneladas de lixo por dia, se a coleta para à cidade entra em colapso com um prejuízo muito grande para comunidade. Então com a vacina, é uma conquista para cidade inteira, principalmente para eles que estão expostos na linha de frente”, finalizou.