Notícias

Mais de 100 pessoas já participaram do Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação em Guarapuava

20/10/2023

Nova turma com 35 participantes concluiu as aulas nesta quinta-feira (19). A participação no curso é obrigatória para pelo menos um funcionário de todos os estabelecimentos alimentícios do município.  

 


Na noite desta quinta-feira (19), a segunda turma do Curso de Boas Práticas, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos departamentos de Vigilância Sanitária e de Vigilância em Saúde, participou do último dia de palestras. O curso aconteceu durante três dias, rendendo um certificado com carga horária de 12 horas para os participantes.

 

A formação é regulamentada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e direcionada a donos e funcionários de estabelecimentos alimentícios de Guarapuava. Desse modo, a partir do decreto assinado em fevereiro de 2022, pelo menos um dos funcionários fixos de todas as empresas da área de alimentação precisam realizar o curso, obrigatoriamente.

 

A Eliane Regina de Ramos, conhecida como “Tia Gorda”, vende churros e fez parte da segunda turma do Curso de Boas Práticas. “Foi muito importante participar do curso primeiro pelo aprendizado, segundo pela interação com as outras pessoas. Tem muita coisa que a gente acha que sabe, mas aqui você descobre que tem o que melhorar. É muito importante as pessoas estarem participando, se capacitando, aprendendo e interagindo com bastante gente boa”, comentou. 

 

Durante o curso, os participantes tiveram contato com boas práticas em instalações, móveis e utensílios, além da maneira correta de higienizar os alimentos e os cuidados que devem ser tomados desde a escolha de produtos a serem utilizados até a venda ao consumidor. O papel da fiscalização sanitária também foi abordado.

 

“Quanto mais pessoas estiverem dispostas e abertas a esse tipo de conhecimento no nosso município, a nossa população só tem a ganhar. A Vigilância Sanitária precisa fazer uma atuação bem rígida, mas o curso também é importante para mudar essa visão da vigilância sanitária que só cobra, que só notifica, mas apresentar a vigilância  que instrui e que traz conhecimento para ajudar os comerciantes da cidade”, explicou Laís Rocha, assistente administrativo da Vigilância Sanitária.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também participou do encerramento do curso, por meio da Agência do Empreendedor, a equipe conversou com os empreendedores sobre a importância e vantagens de abrir o MEI. Um representante da Fomento Paraná apresentou as possibilidades de linhas de créditos para os comerciantes.

 

Para finalizar o último dia de curso, os alunos levaram os alimentos que preparam em seu trabalho para os demais provarem em uma confraternização. Cada um falou um pouco sobre o que produz e vende. Ao todo, mais de 100 pessoas ligadas ao setor da alimentação no município já participaram da capacitação.