
Médicos e enfermeiros participam de capacitação nesta quarta-feira
14/04/2016
Por determinação do Ministério Público, ontem, quarta-feira (13), foi realizada uma capacitação para médicos e enfermeiros atuantes em todos os serviços da rede municipal de saúde do município de Guarapuava e de outros 6 municípios vizinhos, no salão nobre da Faculdade Campo Real. “A capacitação está acontecendo em função do mosquito aedes aegypti. É de suma importância que os profissionais da saúde recebam essas orientações, principalmente sobre o vírus da zika e chikungunya, que são novos. Recebendo esses conhecimentos, não vamos deixar nenhum caso passar sem diagnóstico”, ressalta a assessora especial de gabinete, Neide Akemi Nakamura.
O curso é mais uma etapa que a 5º Regional de Saúde está promovendo, para intensificar ações de educação continuada em prol do combate a dengue. “Ao receber esta capacitação os profissionais da saúde conseguem repassar um diagnóstico rápido ao paciente. Temos que combater a dengue, pois ela é uma realidade em todo o país”, comenta o Coordenador de Zoonoses e Endemias da 5ª Regional, Rilson Mota.
Durante o período de capacitação, na tarde de quarta-feira, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e Unidades de Urgência e Emergência do Trianon e Primavera ficaram sem atendimento de médicos e enfermeiros, mas estavam abertas para atendimentos odontológicos, sala de vacinas e farmácia. A UPA do Batel permaneceu aberta para casos de urgência e emergência.
Nas Unidades de Urgência e Emergência 24h (Trianon e Primavera), o atendimento foi normalizado a partir das 19h desta quarta-feira. Já nas UBS o atendimento de médicos e enfermeiros voltou ao atendimento normal hoje, quinta-feira (14), às 08h.