Notícias

Melhorias na Estrada Vereador Benedito de Paula Louro seguem em ritmo acelerado neste início de ano

26/01/2024

As obras incluem asfalto novo e sinalização vertical e horizontal no trecho.

 

Após a conclusão da restauração dos seis quilômetros e meio que já passaram por revitalizações no distrito do Guairacá. Este ano, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Obras e da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), dão continuidade nas obras de melhoria da Estrada Vereador Benedito de Paula Louro.

 

“Essa melhoria feita aqui no distrito beneficia toda a comunidade, não só os moradores mas os visitantes. Fico muito feliz em ver as obras feitas e as que estão tendo início. É algo que beneficia a todos”, comentou Alcioni Matos, moradora do distrito.

 

As obras compreendem o trecho desde o trevo do São Francisco, na cidade, até o Parque Salto São Francisco da Esperança, no distrito do Guairacá. A estrada liga a cidade com o Salto São Francisco, ponto turístico da tríplice fronteira entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

 

“Após finalizar os seis quilômetros da estrada do Guairacá, nós passamos por um momento de sinalização do perímetro. E, estamos agora com a equipe da SURG trabalhando, começando lá do Trevo do São Francisco vindo até o Parque. Vamos fazer um trabalho completo”, comentou o diretor-presidente da SURG, Halmuth Brandtner.

 

No fim do ano de 2023, o prefeito Celso Góes anunciou as novas intervenções no local que era uma reivindicação histórica dos moradores. Estão previstos para o trecho, asfalto novo com sinalização vertical e horizontal. Também serão instalados alguns radares para a fiscalização de velocidade na via.

 

A obra tem o objetivo de melhorar a locomoção no trecho. Uma vez que o local é utilizado não só para o turismo, mas também para locomoção dos moradores e trabalhadores que passam pelo distrito.

 

Além das obras que estão sendo feitas, a Secretaria de Trânsito e Transporte, buscando colocar em prática a nova determinação que restringe o tráfego de caminhões na região, está realizando fiscalizações e orientação de motoristas de caminhões que utilizam a via.

 

“O objetivo da restrição é preservar vidas e evitar sinistros que podem ocorrer na estrada devido ao tráfego de caminhões. Além disso, a restrição também foi pensada para a conservação da estrada, pois é um trajeto que não foi projetado para o tráfego pesado. Com isso, ela se desgasta muito rápido”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos.

 

Estão restritos o tráfego de veículos de carga pesados como caminhões mais reboque a partir de quatro eixos, caminhões romeu e julieta, bitrem, tritrem, rodotrem e treminhão.