Notícias

Moradoras do bairro Jardim das Américas concluem curso de Unhas Decoradas

20/10/2023

A capacitação visa preparar as guarapuavanas para o mercado de trabalho e oferecer a oportunidade de geração de uma renda extra.

 

Nesta sexta-feira, moradoras do bairro Jardim das Américas concluíram o curso de capacitação de “Unhas Decoradas” que ocorreu por duas semanas no Centro de Artes e Esportes de Guarapuava (CEU).

 

A capacitação é promovida pela prefeitura de Guarapuava, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMD) e  Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

 

“Compreendemos que cursos como este são fundamentais para o progresso da cidade, pois é essencial capacitar as pessoas como um todo. Este curso não apenas influenciará positivamente as mulheres presentes, mas também suas famílias, resultando em maior renda e uma melhoria na qualidade de vida para todos”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann.

 

Elenita Lodi, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, destacou a importância entre as secretarias para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes.

 

“Com muita alegria encerramos esse curso de Unhas Decoradas com as mulheres do CRAS Jardim das Américas. Eu estive junto na primeira aula, senti a animação delas em aprofundarem o conhecimento. Estavam todas muito animadas, pensando em como fazer e o que fazer, algumas até pensando numa renda extra, em começar a atender. Então foi um grupo muito legal e proporcionar isso para as mulheres escritas no Cadastro Único é de uma alegria imensa, é mudança de vida, é trazer novas perspectivas, é o papel da assistência social. É muito bom, muito bacana, estou muito feliz com esse encerramento do curso e desejo sucesso a todas as alunas”,  expressou.

 

Para a assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS III), anexo ao CEU das Artes, Elis Volochati, o encerramento de mais um curso envolvendo as mulheres participantes dos projetos do CRAS é um momento muito importante, pois o curso foi uma demanda das próprias guarapuavanas. 

 

“Nós vemos que elas estão respondendo ao nosso convite e participando dessas capacitações, principalmente na área de beleza. São cursos que elas gostam de fazer e hoje a gente tem a oportunidade de ofertar uma demanda que já vem há muito tempo sendo solicitada. Cada uma se esforça para vir participar, para além da questão de renda, de ter o próprio negócio, elas convivem e participam com a gente. Sabemos que são muitas barreiras que elas enfrentam para estar aqui e a gente é muito grato por elas estarem participando”, descreveu Elis.

 

“Propiciar atividades como essas são importantes, para contribuir com a emancipação financeira das participantes, ampliando o campo de atuação profissional, contribuindo na melhoria da qualificação técnica, possibilitando acesso justo e igualitário ao mercado de trabalho, principalmente as mulheres chefes de famílias. Além de mobilizar e fortalecer os vínculos dentro do território com o acesso aos serviços, a rede e à comunidade”, complementou a assistente social da SEMADS, Christiane Mehret.

 

A coordenadora do CEU das Artes, Ana Paula Moliani, falou da alegria em promover a capacitação no bairro e de ver a participação assídua das mulheres. Conforme explica a coordenadora, a união entre as Secretarias agrega força para a realização de projetos e movimentos que impulsionam o desenvolvimento e a economia da população.

 

“Eu queria agradecer ao SENAC e a Secretarias por essa parceria com o CEU das artes. O nosso bairro, Paz e Bem e Jardim das Américas, é um bairro que precisa muito de força e da união entre as Secretarias. As alunas sentiram isso, o mesmo número de alunas que iniciou o curso foi o número de alunas que o concluiu, então a gente percebe que foi um curso muito bem aceito”, disse a coordenadora.

 

O curso, que é uma especialização de manicure e pedicure, curso já ofertado anteriormente, foi dividido em etapas. Ao iniciar, as alunas aprendem a realizar a pintura em um disco de unhas, material utilizado para amostras e treinamento, com diversos acessórios como folhas de ouro, fitas e o esponjado degradê. Após essa etapa, são ensinadas as técnicas para criação de cartelas de adesivos, primeiramente com tinta e posteriormente com a aplicação de pedrarias, as chamadas joias.

 

“Isso pode proporcionar para as nossas alunas uma renda extra e ainda ativa a criatividade delas, assim como também a vontade de querer fazer outros cursos que vão despertando cada vez mais a criatividade delas. Para nós do SENAC, é sempre muito importante estarmos trabalhando com a comunidade, porque sabemos que todas as pessoas são nossos potenciais alunos. Nós gostamos de levar o conhecimento em todos os lugares e quando as pessoas não vão até o SENAC, o SENAC vai até as pessoas”, ressaltou a instrutora do SENAC Guarapuava, Mariza Sommer.

 

Desta vez, foram 18 participantes na capacitação. Para algumas delas este não é o primeiro curso do qual participam e elas descrevem a experiência de aprendizado como enriquecedora.

 

“Eu gosto muito de fazer unhas e eu já fiz o curso de manicure completo. Quando surgiu a oportunidade de fazer esse, que é de decorações, eu vim fazer de novo. É muito importante para ‘mim’ porque eu já trabalho com isso e essa especialização irá me ajudar a fazer o que antes eu precisava comprar”, relatou Eliane Valentim, de 39 anos.

 

“No começo tive dificuldades para pintar, eu tremia muito, mas eu peguei muita experiência e eu estou adorando, principalmente, a decoração com a joia. Vai ser muito bom para ‘mim’, porque as joias que eu comprava agora vou fazer para eu mesma usar. Eu já faço o curso de crochê também aqui, já fiz outros também e adorei todos eles”, comentou Ivanilda Aparecida dos Santos, de 42 anos, moradora no bairro há 35 anos.

 

Na segunda-feira (23), as alunas do curso receberão ainda um incentivo a mais para continuar ou iniciar na vida profissional. A psicóloga Larissa Cabreira irá conversar com as mulheres sobre a motivação para o ingresso em um novo empreendimento.