
Mulheres em Rede – Artesãs: Programa Acelerador de Lideranças Femininas continua gerando resultados
07/11/2023
O Mulheres em Rede é um projeto voltado para artesãs desenvolvido pela terapeuta e coach Jana Gomes Bonete, integrante da segunda turma do Programa Acelerador de Lideranças Femininas em 2023.
Parte integrante do curso de formação do Programa Acelerador de Lideranças Femininas (PALF), promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Públicas Mulheres, com o apoio do SEBRAE e do Rotary Club Guarapuava Guairacá, o projeto Mulheres em Rede – Artesãs, reúne mulheres artesãs nas noites de segundas-feiras para aprimorar conhecimento por meio de encontros e palestras.
O projeto desenvolvido pela terapeuta e coach Jana Gomes Bonete, integrante da segunda turma do PALF, foi inspirado nas Mulheres Artesãs de Guarapuava e região que têm interesse em aprimorar os conhecimentos na área.
O curso ocorre através da realização de quatro workshops gratuitos com temas variados. No primeiro encontro foi discutido a liderança feminina para as empreendedoras, no segundo encontro o tema foi Economia Criativa com o diretor do laboratório de ideias de Guarapuava, Anderson Troc, já na noite desta segunda-feira (06), o tema foi Organização do Fluxo e Comportamento Financeiro ministrado por Adriane Prezepiorski Vornes. O último workshop será em formato de oficina e terá o tema Exposição de Sucesso e Gatilhos de Vendas com a especialista Rubia Mara.
Segundo a idealizadora, Jana Gomes Bonete, o objetivo do projeto é fomentar mulheres artesãs que já expõem, bem como, aquelas que queiram entrar no processo da criação de artesanato. A partir do curso, elas adquirem embasamento teórico que acaba por facilitar a prática.
“Eu tenho muita alegria em ser uma das primeiras a realizar esse projeto. No curso de lideranças femininas nós recebemos essa missão de fomentar e incentivar e até inspirar outras mulheres a assumirem essa posição de liderança nos seus nichos e nos seus segmentos”, declarou Jana.
Suelen Kolke é artesã e trabalha com velas aromáticas e difusores de ambiente. Ela disse que aceitou o convite para participar do projeto para ter um controle maior do seu empreendimento.
“Hoje eu estou buscando aprendizado para ter um controle maior do meu trabalho. Como eu atuo sozinha, preciso aprender um pouquinho mais sobre ter controle financeiro e acredito que vamos trabalhar um pouco sobre planejamento também”, comentou Suelen.
“A expectativa agora é, principalmente, estimular para que essas mulheres assumam posição de liderança nos respectivos nichos. Elas já estão assinalando essa possibilidade. Muitas delas têm a intenção de formarem uma associação no futuro, para que possam realmente trazer esse acompanhamento. Esses workshops servem como uma formação contínua. para que haja experiências e cada uma delas possa prosperar”, concluiu Jana Gomes.
Programa
O Programa Acelerador de Lideranças Femininas tem o objetivo de capacitar 20 líderes que serão facilitadoras. Depois, elas se utilizarão das experiências e conhecimentos para ajudar e orientar outras mulheres a se desenvolver em suas carreiras. Além disso, o processo busca incentivar novas lideranças femininas com foco no desenvolvimento do ecossistema de micro e pequenas empresas e do empreendedorismo social. Com isso, há um aumento da liderança feminina em Guarapuava, com vista no plano de equidade via Projeto 50-50.