
Nova turma do Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação teve início nesta terça-feira (17)
18/10/2023
Donos e funcionários de empreendimentos do ramo alimentício participarão do curso de 3 dias de duração.
Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos departamentos de Vigilância Sanitária e de Vigilância em Saúde, iniciou mais uma turma do curso de “Boas Práticas para Serviços de Alimentação”.
A partir de um decreto assinado em fevereiro de 2022, a prefeitura de Guarapuava aprovou a elaboração do curso, que é regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A partir de então, é obrigatório, no município, que pelo menos um dos funcionários fixos de todos os estabelecimentos alimentícios sejam capacitados pelo curso.
Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o curso acontece no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Ao todo, para essa nova turma, foram disponibilizadas 30 vagas para a participação no curso, que foram preenchidas por meio de um formulário. Os participantes receberão, ao final das palestras, um certificado de conclusão com carga horária de 12 horas.
Jair Kultz Júnior, coordenador da Vigilância Sanitária de Guarapuava, abriu o curso com uma breve conversa com os presentes e destacou: “O intuito deste encontro não é apresentar para vocês situações diferentes das quais vocês convivem no dia a dia. Mas, sempre tem algo que pode mudar, melhorar. Por isso, vocês estão recebendo o manual de boas práticas que servirá de auxílio”.
O conteúdo programático inclui: boas práticas em instalações, móveis e utensílios; manipulação higiênica dos alimentos, desde a escolha do produto a serem utilizados até a venda ao consumidor; aulas práticas e visitas técnicas. Além disso, outro assunto abordado é o papel da fiscalização sanitária em ambientes comerciais.
Simoni Galicioli é servidora da Vigilância Sanitária, ela foi a primeira palestrante do curso. “O que nós estamos fazendo aqui não é apenas fiscalizatório. A gente quer trabalhar a educação, a saúde e a informação. Queremos apresentar meios e ferramentas para vocês prestarem melhor atendimento, atenderem com excelência. O conhecimento é sempre importante para minimizar o risco de cometer erros”, explicou Simone.