Notícias

Prefeito Celso Góes acompanha Mega Mutirão de Combate à Dengue em Guarapuava

15/03/2024

O objetivo principal da ação é reforçar o trabalho diário realizado pelas equipes de combate a endemias e agentes de saúde. Atuar nas áreas consideradas mais críticas do Município faz parte do mutirão.

 

Devido ao aumento do número de casos positivos para a dengue em todo o País, a Prefeitura intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por isso, nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza o primeiro Mega Mutirão de Combate à Dengue nas regiões mais endêmicas do Município.

 

“Sabemos que estamos enfrentando mais uma vez uma epidemia. Desta vez da Dengue. Por isso, é muito importante a conscientização da população para o trabalho da prevenção da dengue, zika e da chikungunya. Nós, enquanto poder público, temos a missão de trabalhar por  essa causa, mas também dependemos de que as pessoas se conscientizem e nos auxiliem a eliminar todos os criadouros do vetor (Aedes aegypti). É sempre importante relembrar que é preciso que cada um faça a sua parte”, destacou o prefeito Celso Góes.

 

“O objetivo principal do nosso trabalho hoje, é eliminar qualquer possível espaço onde o mosquito possa se proliferar, além de conscientizar a população sobre a prevenção à doença. Agradeço a todas as instituições parceiras e aos nossos servidores envolvidos nesta ação”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Bruna Tembil Batista.

 

O mutirão, que começou às 8h, só termina no fim da tarde desta sexta-feira (15). A ação conta com o apoio das instituições de ensino superior do Município, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Cooperativa Agrária Agroindustrial, Hospital Regional, Hospital Santa Tereza, Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), Defesa Civil, além de todas as Secretarias Municipais. Ao todo, mais de 100 pessoas participam dos trabalhos.

 

O Mega Mutirão será realizado todas as sextas-feiras nas áreas consideradas mais propensas ao desenvolvimento de endemias em Guarapuava. Na primeira etapa, a ação atingiu os bairros Tancredo Neves, Boqueirão, Planalto, Vila Bela e Concórdia. 

 

Demais ações

 

Em um esforço contínuo para combater a proliferação da dengue, Guarapuava passa a adotar uma abordagem inovadora, o uso de drone para fiscalização e monitoramento de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. 

 

Utilizado no Mega Mutirão, o equipamento busca a eficiência das ações de controle e proteção da população contra o problema.

 

“Guarapuava está em constante crescimento tecnológico e, nesse sentido, estamos avançando também no controle, proteção e segurança da população. A tecnologia está disponível e devemos usá-la para ampliar o atendimento às pessoas, trazendo resultados significativos para todos”, declarou Tiago Bronoski, representante da Defesa Civil local.

 

Por fim, integrando todas as ações realizadas pelo município, foi desenvolvido também atividades de conscientização nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação (CMEIs).