Notícias

Prefeito Celso Góes apresenta projeto de revitalização do Calçadão da Rua XV de Novembro

18/03/2024

Após 42 anos desde sua construção, o Calçadão, situado no centro de Guarapuava, passará por significativas mudanças, trazendo uma série de melhorias para os moradores, visitantes e empresários locais. Sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade são os pilares do projeto de revitalização. 

 

Na manhã do último sábado (16), Guarapuava deu um passo importante na modernização da sua área central. O prefeito Celso Góes apresentou o projeto de revitalização do Calçadão da Rua XV de Novembro. A ocasião contou com a presença de Cândido Pacheco Bastos, o Candinho, ex-prefeito da cidade e responsável pela construção desse lugar histórico.

 

A cerimônia ocorreu em frente à Praça Nove de dezembro, marcando o ponto de partida para uma série de mudanças que visam aprimorar a urbanização, mobilidade e acessibilidade.

 

“Realizamos audiências públicas com a participação de diversos segmentos, incluindo representantes da ACIG (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) , entidades comerciais, moradores locais e usuários frequentes do calçadão. Hoje, esse espaço é o mais utilizado por pedestres na cidade, especialmente devido à presença de bancos e estabelecimentos comerciais no entorno. Nosso objetivo é atender às normas de mobilidade, promover a acessibilidade, fomentar o comércio e modernizar este espaço histórico, o marco zero do município”, declarou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

 

Ainda de acordo com Góes, a obra será realizada por etapas, com o mínimo de interferência possível na rotina dos cidadãos. Além disso, será disponibilizado um cronograma detalhado, visando manter a transparência.

 

A revitalização do Calçadão da XV de Novembro é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo do Município. Com um investimento de cerca R$ 14 milhões, via Paraná Cidade, a obra promete promover uma transformação significativa na qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o comércio local.

 

Paulo Dirceu Rosa de Souza, secretário de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, ressaltou a importância histórica do Calçadão da Rua XV de Novembro, recordando o audacioso projeto do ex-prefeito Cândido Pacheco Bastos, que há 42 anos iniciou essa jornada de transformação. 

 

“Convidei o prefeito Candinho para uma homenagem, pois foi ele quem, nos anos 1980, teve a audácia de criar este calçadão na Rua XV de Novembro. Ele foi um dos primeiros calçadões do Brasil, sendo o primeiro em Copacabana, no Rio de Janeiro, e depois o icônico calçadão de Curitiba. Agora, o prefeito Celso está revitalizando este espaço, tornando moderno e atendendo aos princípios de sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade”, comentou.

 

Como dito por Dirceu, os principais pilares do projeto arquitetônico incluem acessibilidade, mobilidade urbana e sustentabilidade. Para garantir a acessibilidade, as guias serão niveladas, eliminando os meios-fios, com exceção de algumas travessas. Além disso, ciclistas, patinetista, skatistas e pedestres terão espaços de circulação distintos, priorizando a segurança de todos.

 

 

A mobilidade urbana será aprimorada com a instalação de pavimento rígido e a implementação de um sistema de drenagem inovador, que inclui grelhas para o escoamento da água das galerias pluviais. A presença de placas fotovoltaicas contribuirá para a geração de energia limpa, promovendo a sustentabilidade ambiental.

 

“Outro destaque do projeto é a criação de um ambiente propício para o comércio local, com a instalação de quiosques e pequenas lojas ao longo do calçadão. Esses espaços serão geridos por meio de um chamamento público, incentivando a participação dos empreendedores locais e garantindo a manutenção dos sanitários públicos”, acrescentou Dirceu.

 

Os moradores e comerciantes de Guarapuava também estão entusiasmados com as mudanças que estão por vir. Celso Nascimento, de 62 anos, morador local há décadas, enxerga na revitalização uma oportunidade de impulsionar o comércio local e melhorar a qualidade de vida da população. 

 

“A cidade vai mudar bastante, ficando mais bonita e moderna com um novo sistema que vai substituir o antigo. Isso vai trazer muitos benefícios, como impulsionar o comércio, o turismo e até mesmo melhorar a saúde pública. O trânsito também vai melhorar, tornando mais fácil para as pessoas acessarem serviços de saúde e fazer compras. Parabéns ao prefeito Celso Góes e toda a equipe, por revitalizar um projeto feito há 42 anos, mostrando seu compromisso com o progresso da cidade”, afirmou o morador.

 

Da mesma forma, a radialista Patrícia Vítor de Paula, que vive em Guarapuava há menos tempo, vê na iniciativa uma forma de tornar o centro mais atrativo e acessível para todos.

 

“Já tem um fluxo grande de pessoas que movimentam o comércio, e agora com esta revitalização, só acrescenta na qualidade de vida das pessoas. Elas vão poder fazer as suas compras com mais facilidade e com mais opções também. Este crescimento é muito interessante não só para Guarapuava, mas também para as pessoas que vêm da região”, comentou Patrícia. 

 

Para conferir todas as fotos do evento, clique AQUI