Notícias

Prefeito Celso Góes entrega máquinas e equipamentos para agricultura familiar 

24/10/2023

Ao todo, foram entregues 24 equipamentos e máquinas agrícolas, além dos implementos. Oito comunidades rurais estão entre as beneficiadas.

 

Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes e o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, entregaram máquinas para Agricultura Familiar e equipamentos utilizados na produção de uvas do Programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (REVITIS). 

 

“Momentos como este são de extrema importância, pois sabemos que agricultura familiar é o que movimenta a economia de nossa cidade. Por isso, desde o início de nossa gestão tínhamos a preocupação em conseguir desenvolver projetos que fizessem a diferença e conseguissem fomentar e movimentar a nossa economia local, mas também que melhorasse a qualidade de vida e de trabalho do produtor rural. Vamos continuar trabalhando arduamente em prol da agricultura familiar”, enfatizou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

 

Os equipamentos e máquinas foram adquiridos com recursos da  Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (SEAB), indicados pelo deputado estadual Artagão Júnior, com contrapartida do município. Ao todo, foram adquiridos 24 equipamentos e máquinas agrícolas, além dos implementos. 

 

“A equipe de nossa secretaria não trabalha somente na assistência técnica junto ao agricultor, mas também na elaboração dos projetos com o objetivo de conseguir recursos para que se tornem reais. E ações como esta, só se tornam possíveis, graças a ampliação que foi realizada nesta gestão. Com esse esforço, agora conseguimos auxiliá-los mediante a disponibilização de máquinas, equipamentos, veículos, insumos agrícolas, sementes e mudas, animais de produção de pequeno porte, materiais, mão de obra e plataforma digital de comercialização, aos produtores rurais ou suas associações, da agricultura familiar. Além disso, não podemos esquecer de enaltecer os nossos produtores que trabalham todos os dias incansavelmente em suas propriedades”, sublinhou o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro. 

 

Na ocasião, foram entregues:

 

  • Plantadeira Múltipla de Cereais – 4 unidades 
  • Pulverizadores 600 litros, com sistema de levante hidráulico de barras – 4 unidades 
  • Carreta agrícola Basculante com capacidade de 5 toneladas ou 7.5 metros cúbicos – 3 unidades 
  • Enxadas rotativas com encanteirador – 3 unidades 
  • Arado Subsolador de 5 hastes – 4 unidades 
  • Ensiladeira (Colhedora de forragem) – 3 unidades 
  • Misturador de ração – 1 unidade
  • Motor elétrico 3cv – 1 unidade
  • Balança de plataforma 300 Kg – 1 unidade

 

Além disso, a agricultura familiar de Guarapuava também foi beneficiada com: Mudas de videira niagara rosada, branca, isabel precoce, bordo, palanques tratados, arame liso, caixa de água, pipas de 50, 100, 250 e 500 litros, dornas de 500 e 1000 litros, panelas de suco 40 kg, tesouras de poda, panela suquidificadora elétrica 70 kg. 

 

“Conquistas como esta se tornam tangíveis quando nos unimos com o objetivo único, de trabalhar em prol de nossa população. E claro, o mais importante, graças ao trabalho dos produtores que acordam cedo, dormem tarde e batalham todos os dias, que fazem de fato essas máquinas e equipamentos funcionar. O nosso trabalho só faz sentido graças a tudo isso. E além daqui, temos muitos outros projetos que serão desenvolvidos em outras áreas como pavimentação, as reformas de parques e praças, entre outros. Todos em parceria entre o Governo do Estado e o município”, argumentou o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior. 

 

As comunidades beneficiadas foram: Banhado Grande, Faxinal dos Fiuza, Rio do Corvo, Campina Bonita, Guairacá, Rosa, Nova Geração e Europa.

 

Estamos muito felizes em receber essas máquinas novas. Sabemos que são máquinas caras e não tivemos nem o custo de nos deslocar para buscar. Até as mudas já estão aqui. Então, agora nosso papel é trabalhar muito e produzirmos uvas e derivados de qualidade para a população”, expressou o produtor de uvas da Chapada do Jordão em Guarapuava, Geraldo Szendela.

 

REVITIS

Criado em 2019 pelo Governo do Estado Paraná através da SEAB, o REVITIS tem como objetivo estimular a produção de uvas e seus derivados com base em quatro eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. 

 

Para acessar a galeria com todas as fotos do evento clique AQUI.