Notícias

Prefeito Celso Góes entrega um trator e implementos agrícolas no distrito da Palmeirinha

19/12/2023

Além de um trator, um encanteirador e um escarificador foram entregues às famílias de pequenos agricultores da Comunidade de Campina Bonita. O trabalho que antes era realizado manualmente e demorava dias para ser concluído, agora, com as máquinas, podem ser feitos em minutos. 

 

Na manhã desta terça-feira (19), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, juntamente com o secretário Municipal de Agricultura, Itacir Vezzaro, realizaram a entrega de um trator, um encanteirador e um escarificador na Comunidade de Campina Bonita, no distrito da Palmeirinha.

 

O trabalho que antes era realizado manualmente e demorava dias para ser concluído, agora, com as máquinas, podem ser feitos em minutos. Celso Góes, destacou o benefício que essa agilidade proporciona às mais de 200 famílias da comunidade.

 

“Se trouxermos isso em números, o resultado é, sem dúvidas,  mais qualidade de vida para os agricultores. Nós estamos fazendo o que precisa ser feito, entregando o que eles nos pedem e necessitam para o dia a dia na lavoura. Esse foi um pedido da comunidade, repassado à prefeitura pelo presidente da Associação e que nós vimos que era necessário para as famílias. Esse trator e esses implementos serão muito úteis aos agricultores, pois agilizará todo o processo de plantio, cuidado e produção”, grifou o prefeito.

 

Itacir Vezzaro, ressaltou o trabalho da Secretaria de Agricultura com todo o apoio dado aos trabalhadores rurais.

 

“Quando a Associação nos procurou dizendo que precisava de apoio e que havia agricultores aqui que estavam produzindo, mas estavam passando por dificuldade na produção, por falta de instrumentos de trabalho para facilitar a vida, nós viemos prontamente atendê-los. O pessoal que está na cidade, muitas vezes não se dá conta de que recebe a comida que sai daqui. Nós, muitas vezes, não sabemos da luta dos agricultores para que o alimento chegue bom e saudável para cada um de nós. Este processo começa na comunidade, com esses trabalhadores que estão dia a dia produzindo”, salientou o secretário.

 

Além do trator, recebido por meio de Emenda Parlamentar do deputado federal Toninho (Antonio Wandscheer), mais dois implementos agrícolas foram entregues à comunidade, também com Emenda Parlamentar, desta vez do deputado estadual Artagão de Mattos Leão. 

 

O escarificador, que serve para revolver e descompactar o solo, funciona em uma profundidade de 40 a 50 centímetros. Já o encanteirador ou enxada rotativa, é utilizado para a confecção de canteiros para as hortas.

 

Arthur Bittencourt Filho, chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura, que na ocasião representou o secretário Estadual de Agricultura, Norberto Anacleto Ortigara, comentou sobre a parceria entre os governo sFederal e Estadual e a administração municipal.

 

“Esse trator é fruto de uma parceria estabelecida entre a Secretaria da Agricultura do Estado, da prefeitura de Guarapuava e também com a Emenda Parlamentar do deputado Toninho, trazendo esta colaboração do governo federal via Ministério da Agricultura. Este é um trator que vai possibilitar que todos esses produtores aqui, que são da agricultura familiar, possam aumentar sua rentabilidade e produtividade”, disse Arthur.

 

Para os moradores, as novas máquinas irão auxiliar em todo o processo de produção e também dinamizar a renda familiar.

 

“Vai ajudar muito. Vai facilitar nossa vida e vai aumentar nossa renda, porque podemos aumentar a produção. Esses maquinários serão uma bênção para o nosso grupo. Não tenho nem palavras para agradecer a todos que nos ajudaram. É um sonho realizado”, comentou Elza Kutzner.

 

“Esse maquinário foi adquirido por iniciativa do grupo da Associação de Produtores de Verdura da Campina Bonita. E, de primeira mão, nós conseguimos uma máquina que já nos beneficiou bastante. E agora nós conseguimos esse trator, que com o escarificador e o encanteirador, vai nos ajudar muito. Hoje, com a modernização que existe, não precisamos mais trabalhar assim, passando por dificuldades. Ele vai beneficiar muito na parte da produção, a quantidade, a qualidade dos produtos e para os nossos agricultores, além da participação na merenda escolar ou Feira Solidária, também vai ajudar com a venda particular”, disse o presidente da Associação, Alceu Wachileski.

 

Estiveram presentes na entrega, os moradores da comunidade e o vereador Cristóvão da Cruz que representa o distrito da Palmeirinha na câmara de vereadores de Guarapuava.

 

Para ver mais fotos da entrega clique AQUI.