Notícias

Prefeito Celso Góes inaugura Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista

07/03/2024

A instituição recém-inaugurada representa um marco na história de Guarapuava, uma vez que garante atendimento e suporte especializados aos alunos da rede municipal de ensino com diagnóstico do TEA em todos os níveis. Os estudantes serão beneficiados com um espaço que vai ao encontro das suas necessidades. Cerca de 900 crianças e adolescentes serão atendidos.

 

Nesta quinta-feira (7), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (CTEA). A iniciativa foi possível graças à Lei 3632/24, que garante atenção a essas pessoas. Com este trabalho, o Município alcança um dos mais importantes marcos no atendimento especializado. A ação, conforme pontua o prefeito Celso Góes, promove a inclusão e melhora a qualidade de vida de quem convive com TEA.

 

“Esta não é apenas uma conquista administrativa, mas um testemunho do compromisso com a igualdade, a compreensão e o respeito por todas as pessoas. Em momentos como este, eu reforço que vale a pena ser prefeito. Reconheço a importância deste projeto em oferecer suporte especializado e acolhimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e às suas famílias. É com grande orgulho que damos este passo em direção a uma sociedade mais inclusiva e solidária”, grifou Góes.

 

A instituição recém-inaugurada garante atendimento e suporte especializados aos alunos da rede municipal de ensino com diagnóstico do TEA em todos os níveis. Os estudantes serão beneficiados com um espaço que vai ao encontro das suas necessidades.

 

O Centro Educacional Especializado conta com quatro salas de educação e uma sala de estimulação psicomotora. Na instituição há o serviço de acompanhamento com assistente social, nutricionista, além do espaço da família. Todas as salas possuem equipamentos de ponta que auxiliarão os educadores na formação das crianças e adolescentes.

 

Há muito que Guarapuava é referência em todo o Estado e no País em se tratando de ensino e cuidados, segundo o secretário de Educação, Pablo de Almeida. Ele reforça que “a inauguração do CTEA é uma soma de esforços e de planejamentos que proporcionam melhorias e bem-estar para todas as pessoas, sobretudo, para crianças e adolescentes em idade escolar”. Pablo destaca ainda, que ações desta natureza estimulam o compromisso dos educadores e da administração de Guarapuava para com o aprendizado.

 

“Desde ontem vivo um estado bastante eufórico internamente, porque, para mim, este momento representa talvez um dos mais significativos desses três anos da nossa gestão. Nós conseguimos inserir a educação de Guarapuava em outro nível. Em todas as áreas possíveis, nós atuamos, mas, sobretudo, eu quero falar da educação especial. Acredito que tivemos a oportunidade de fazer muitas coisas boas e um centro de atendimento educacional especializado para TEA possibilitará cuidar de aproximadamente 900 estudantes já diagnosticados na rede municipal e, por isso, esse momento se faz tão especial”, ressaltou Pablo.

 

Além do atendimento educacional especializado, o Centro também oferecerá orientações e acolhimento aos pais. O espaço contará com uma equipe de educadores e professores especializados no Programa TEACCH.

 

Representando os pais dos alunos com TEA, Elizene Chusca, a mãe da aluna Isadora Helena, falou emocionada sobre a oportunidade que o espaço proporciona para o desenvolvimento de sua filha.

 

“É um momento memorável e de festa, principalmente para nós, pais de autistas, que desde o momento em que recebemos o laudo, travamos uma luta para gerar a capacidade de desenvolver a nossa criança com autismo. O CTEA é um apoio para a minha filha. É um apoio de interação para mim com relação a outros pais e com o atendimento, por meio de profissionais que também estarão nos dando suporte. Eu tenho a profunda certeza de que este espaço vai contribuir muito para o desenvolvimento das nossas crianças autistas”, sublinhou Elizene.

 

Além de uma assistente social e uma nutricionista, a equipe do Centro Educacional também será composta por um fonoaudiólogo e um psicólogo, auxiliando as crianças e as famílias nos atendimentos, conforme salientou a coordenadora do CTEA, Mônica Cristina Menon Follador.

 

“Aqui nós teremos uma equipe multidisciplinar que atuará com as famílias. Esse espaço será um marco na educação de Guarapuava”, expressou a coordenadora.

 

O CTEA de Guarapuava fica na Rua Moacir Júlio Silvestri, número 830, no centro da cidade.

 

Também estiveram presentes na inauguração servidores municipais, vereadores e a deputada estadual Cristina Silvestri.

 

Para ver mais fotos da inauguração do CTEA clique AQUI.