
Prefeito Cesar Silvestri Filho anuncia novo trecho de duplicação da BR 277 em Guarapuava
19/11/2015
O Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, anunciou na tarde desta quarta-feira (18), a duplicação de um novo trecho da BR 277. “Serão seis quilômetros duplicados do trevo central até o trevo da PR 170, com investimento previsto de R$ 77 milhões. O projeto já foi aprovado pelo DER e deve ser liberado nos próximos dias”, comenta o prefeito ao explicar que a Prefeitura de Guarapuava teve papel fundamental na elaboração do projeto. “Fizemos esse projeto em conjunto com a concessionária que administra o trecho e, com o apoio da deputada estadual Cristina Silvestri, que acompanhou de perto as negociações, entre nossas exigências, também foram aprovadas a construção de três novas trincheiras e marginais dos dois lados da rodovia”.
O projeto foi aprovado esta semana pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Insfraestrutura e Logística e DER, e deve ser liberado nos próximos dias para que a concessionária Ecocataratas inicie a obra.
A duplicação da BR 277 no trecho urbano de Guarapuava é uma antiga reivindicação. Em maio deste ano, o Governo do Estado e a concessionária Caminhos do Paraná entregaram o trecho de 6,7 km de duplicação entre Guarapuava e o Relógio. O investimento foi de R$ 30 milhões. Além das novas pistas, foram construídos um viaduto (km 341) e uma ponte sobre o rio das Mortes (km 336).
Novas Trincheiras
Ainda de acordo com o Prefeito Cesar Silvestri Filho, como parte das exigências da Prefeitura de Guarapuava, o Governo do Estado aprovou o projeto que inclui a construção de três novas trincheiras no trecho de seis quilômetros. “Uma trincheira será no trevo secundário, na Rua Pedro Carli, outra na entrada do aterro sanitário e uma terceira na PR 170. Com isso teremos mais segurança para os motoristas e pedestres que utilizam a rodovia nessa área urbana”, afirma o prefeito Cesar Filho.
Sobre a BR 277
A BR 277 é um dos mais importantes corredores de escoamento agrícola do Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul até o porto de Paranaguá. Além disso, a BR-277 é um dos principais caminhos para as Cataratas do Iguaçu e para o restante da América Latina, através da fronteira do Paraná com Paraguai e Argentina. São cerca de 11 milhões de veículos por ano, sendo que aproximadamente 55% referem-se ao transporte de cargas.