Notícias

Prefeito de Guarapuava Participa do Lançamento da Campanha Novembro Vermelho em Curitiba na Assembleia Legislativa

10/11/2023

Celso Góes disse que é gratificante saber que uma iniciativa local, como o “Novembro Vermelho”, cresceu e se tornou um movimento nacional, um símbolo de união em prol da saúde bucal.

 

Nesta quinta-feira (9), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, participou do lançamento oficial da Campanha Novembro Vermelho. O evento que reuniu centenas de pessoas, foi realizado na sede da Assembleia Legislativa, em Curitiba. A secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade, o coordenador Municipal de Saúde Bucal, Hugo Vieira de Santana e integrantes da equipe de Saúde do Município também participaram do encontro.

 

A iniciativa, originada em Guarapuava em 2019 e reconhecida nacionalmente, tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de boca, mobilizando municípios paranaenses e diversas localidades brasileiras.

 

Celso ressaltou o papel pioneiro da cidade na disseminação da campanha. “É gratificante ver como a nossa iniciativa local cresceu e se tornou um movimento nacional. O ‘Novembro Vermelho’ é um símbolo de união em prol da saúde bucal, e incentivo a todos para que participem do Dia D de Prevenção, que ocorrerá em 7 de novembro, intensificando a conscientização e os cuidados em relação à doença”, explanou o prefeito.

 

Hugo Vieira, apresentou dados importantes durante o evento, destacando a evolução positiva em Guarapuava. “Em 2020, registramos 29 casos de câncer bucal. Em 2021, foram 17, e em 2022 foram confirmados 23 casos. Infelizmente, nos últimos três anos, perdemos 15 membros da nossa comunidade para o câncer bucal. Esses números ressaltam a importância da prevenção e da conscientização contínua. O diagnóstico precoce faz total diferença no tratamento”, pontuou o coordenador.

 

Ana Paula Prestes Virmond Traiano, natural de Guarapuava, cirurgiã-dentista e professora, ressaltou sobre a importância da campanha. “Minha intenção era participar pessoalmente do lançamento para homenagear o doutor Laurindo (Moacir Sassi), que iniciou esse projeto em Guarapuava. É gratificante ver como nossa cidade se tornou referência nacional nessa causa tão importante. O Novembro Vermelho é um movimento que une a comunidade em prol da saúde bucal, promovendo a prevenção e a conscientização”, destacou.

 

A professora disse ainda, que o propósito da campanha é atingir a população, promovendo orientação e explicando a importância dos cuidados com a saúde bucal. Além disso, o evento contou com uma palestra do cirurgião-dentista e professor de Estomatologia da Universidade Federal do Paraná, Cassius Carvalho Torres-Pereira, abordando a prevenção e a detecção precoce do câncer bucal.

 

O evento na Assembleia Legislativa contou com a presença de autoridades como o presidente da casa, deputado Ademar Traiano, que ressaltou a relevância da legislação para a prevenção do câncer bucal no Paraná. Traiano enalteceu o projeto e sua repercussão. “Esta Lei é fundamental no sentido da prevenção. O câncer bucal é um dos mais graves no Paraná, e esta legislação tem o objetivo de despertar a atenção da população. O projeto de Guarapuava é um exemplo inspirador para todo o Estado, e estamos comprometidos em fortalecer iniciativas como esta”, afirmou.

 

Durante a solenidade, o cirurgião-dentista Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Erasto Gaertner, foi homenageado pelo Poder Legislativo por seus relevantes serviços na prevenção do câncer de boca no Estado do Paraná. Tanto Sassi quanto o deputado Traiano receberam uma homenagem especial da prefeitura de Guarapuava, representada pelo prefeito Celso, em agradecimento pelos serviços prestados em prol dos municípios paranaenses.

 

“O Novembro Vermelho continua iluminando a conscientização sobre o câncer de boca, e a cidade de Guarapuava se orgulha de ser pioneira nesse movimento de prevenção e cuidado com a saúde bucal. Junte-se a nós no Dia D de Prevenção e faça parte desta iniciativa que salva vidas”, finalizou Celso.