
Prefeito de Guarapuava vai as ruas no Bairro dos Estados para explicar novo sistema de coleta e destinação de resíduos
19/06/2021
Na tarde desta sexta-feira (18), o prefeito e o vice prefeito de Guarapuava, Celso Góes e Samuel Ribas, foram as ruas do bairro dos Estados, com uma comitiva, para apresentar e explicar para a população como será o Coleta Sustentável, o novo sistema de coleta e destinação de resíduos orgânicos e recicláveis.
“Esse é mais um compromisso com a limpeza urbana. A iniciativa traz melhorias na coleta seletiva e no aspecto da cidade. Esse novo sistema é uma tendência no mundo inteiro e que estamos trazendo para Guarapuava”, disse o prefeito.
O morador do bairro há 30 anos, Roque do Carmo destacou que a destinação correta de resíduos ainda é um problema enfrentado no município. “Os containers são uma forma de trazer a educação ambiental para a população, que muitas vezes misturam o lixo e colocam em frente a sua casa. Com esse novo sistema ajudaremos muito o meio ambiente”, enfatizou o morador.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, os containers vem de encontro a um trabalho iniciado no município visando dinamizar a coleta seletiva, envolvendo a comunidade.
“No primeiro momento, a experiência é um projeto piloto, conforme o seu andamento poderemos adquirir mais containers para ampliar os pontos de coleta na sede, ou até mesmo, estendê-lo para os demais bairros”, explicou o secretário, destacando que os contêineres estão espalhados por todo o bairro, em média um a cada esquina.
COLETA NO BAIRRO DOS ESTADOS
A iniciativa do projeto inicia nesta segunda (21), no bairro dos Estados. Ou seja, não haverá mais a coleta que passa de casa em casa, agora o caminhão passará coletando o lixo somente nos contêineres.
Os moradores devem depositar o lixo nos contêineres (verde para reciclável e marrom para orgânico), que estão posicionados no bairro, de maneira que nenhum morador necessite andar mais que 50 metros para depositar seu lixo. A coleta será três vezes na semana (segunda, quarta e sexta) para o lixo orgânico, e na quinta de manhã para o reciclável.