Prefeitura abre Consulta Pública para novo projeto de iluminação pública em Guarapuava
04/12/2015
A partir desta sexta-feira (04), representantes da sociedade civil organizada, comerciantes, empresários e comunidade em geral, poderão participar de uma consulta pública para conhecer, opinar e sugerir sobre o novo projeto de iluminação pública para Guarapuava.
O projeto, que será desenvolvido por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), apresenta um novo sistema de iluminação para o município. As melhorias contemplam a troca de 27 mil lâmpadas de vapor de sódio, por lâmpadas de LED, em todas as ruas das vilas, bairros e distritos da cidade.
“Esta ideia é revolucionária, pois contempla todo o município com o que há de mais moderno em iluminação. As novas lâmpadas proporcionarão mais luminosidade, além de uma grande economia de energia na conta de luz do município. Entre outros benefícios, está o tempo de vida útil das lâmpadas, chegando a 15 anos de durabilidade. Nossa cidade merece este investimento, pois vivemos um momento único, exemplo disso são os investimentos públicos e privados em nosso município nos últimos três anos”, comenta o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
Ao observar o sucesso do projeto que já foi implantado em outras cidades brasileiras, o município de Guarapuava buscou estudar a iniciativa. Há cerca de dois anos profissionais das Secretarias de Finanças e Planejamento vêm formulando o próprio projeto de iluminação pública, com auxílio dos estudos desenvolvidos pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
De acordo com o professor titular da FEA-USP e Pesquisador Sênior e Membro do Conselho Curador da FIPE, Denisard Alves, o projeto é extremamente eficaz. “Não será necessário que os moradores ou a Prefeitura façam um novo investimento, pois esse valor será coberto pela taxa de iluminação pública, que já é recolhida na conta de luz. Nossa intenção agora é usar essa contribuição da melhor forma possível, contando com o apoio da tecnologia”, explica Denisard.
Além do projeto de iluminação pública, a Prefeitura de Guarapuava também pretende instalar câmeras de monitoramento na cidade e uma central de operações 24 horas. A princípio serão instalados três modelos de equipamentos: speed dome, câmeras comuns e de visão noturna. “Com as câmeras poderemos identificar problemas com as lâmpadas, como a falta de luminosidade, além da situação da pavimentação e problemas que podem afetar o tráfego dos veículos”, explica Cesar Filho.
Todas as informações sobre o novo projeto de iluminação pública para Guarapuava estão disponíveis no edital de Consulta Pública no site da Prefeitura Municipal, por 30 dias.